Realização prevista no Calendário de Eventos Turísticos e Esportivos 2013 de Parnaíba, a Via-Sacra será realizada sexta-feira (29) e terá concentração em dois pontos tradicionais do município: Avenida São Sebastião, grupo PES; e Guarita/Bebedouro, Cia Estrelato de Artes Cênicas.
Antes, porém, acontecerá nesta quarta-feira (27) a procissão do Fogaréu, com saída na igreja de São Sebastião às 18h. Segundo estimativas da Superintendência Municipal de Turismo e Esportes, a previsão de público para os dois eventos será de aproximadamente 30 mil pessoas.
Conheça um pouco das duas Vias-Sacras tradicionais de Parnaíba:
Via Sacra da Igreja de São Sebastião
Organizado há 18 anos pelo Grupo PES (Perseverantes do Espírito Santo), fundado em 17 de dezembro de 1994, a Via-Sacra da Igreja de São Sebastião chega, este ano, à sua 19ª edição, com o espetáculo “Um homem chamado Jesus”, que traz um elenco de 120 atores e uma bela plástica nas vinte cenas que desenvolve durante duas horas para um público fiel em Parnaíba.
O Grupo PES, com o objetivo de evangelizar com passagens da vida de Jesus, iniciou seu trabalho indo às ruas de maneira tímida, mas confiante no resultado que se mostrava fácil pela força do teatro. A atração da vida, paixão e morte de Jesus foi um receituário sensível ao público por rever a trajetória do maior homem que a humanidade conheceu.
Este ano a ASCAP (Associação Sócio Cultural Amigos Perseverantes) junto com o PES assumem a coordenação do espetáculo com apoio de grupos religiosos, comunidade, e parcerias de simpatizantes da cultura na cidade. Além da encenação da Paixão de Cristo/Via-Sacra – conhecido para alguns, também faz parte da Semana Santa a “Procissão do Fogaréu”, introduzida há pouco tempo em Parnaíba, uma antiga tradição que revive quando Jesus é preso, iniciando seu martírio até a sua morte no dia seguinte.
Via Sacra da Igreja de São Francisco da Guarita
A Via-Sacra da Guarita é a mais antiga da cidade, fruto dos trabalhos cênicos do Grupo Amador de Artes Cênicas (GAAC), fundado em 1989 pelo coordenador Francilano Silva; cujo primeiro trabalho para o público religioso foi a montagem “Francisco Irmãos de Todos”, apresentado no Salão São Francisco da Guarita, em duas sessões. Foi a partir desse trabalho que o grupo decidiu organizar a sua Via-Sacra, dentro da Igreja. Registros de 1994 já mostram o GAAC encenando nos arredores da igreja, mais precisamente com início na Lagoa do Bebedouro e passagem pelas principais ruas do bairro.
Nos anos de 1997 e 1998, a Paixão de Cristo da Guarita foi realizada em parceria com o SESC. Em 1997, comemorou-se dez anos de Via-Sacra do SESC e seis anos da Guarita, apresentando o evento em sessão única, na Sexta-Feira Santa, com início na Lagoa do Bebedouro e término na Avenida 03 e Maio.
Atualmente o Grupo Amador de Artes Cênicas, com a modificação estatuária de sua fundação, tornou-se a Cia Estrelato de Artes Cênicas. E ainda, sob a direção de Francilano Silva, este ano