Fiscal da Vigilância Sanitária distribuindo a cartilha para os feirantes (Foto: Valdênia Santos)

Manipular e conservar o pescado da forma correta é necessário para que as pessoas consumam um produto de qualidade, pensando nisso, a Empresa Parnaibana de Supervisão do Abastecimento (Empa), que administra os mercados públicos de Parnaíba, elaborou e distribui uma cartilha com orientação para feirantes e consumidores. O material está sendo distribuída na Semana Santa, período em que o consumo de peixe aumenta. “Trabalho a 20 com peixe e procuro oferecer um pescado de qualidade para vender bem e agradar os clientes”, disse o peixeiro Raimundo, que julga importante a ação educativa, já que tem conhecidos que trabalham com peixe a muitos anos e ainda o armazenam de forma inadequada.

Para a técnica de enfermagem Patrícia Pinto, a ação também é válida. “Procuro comprar peixes sempre em bancas limpas que ofereçam peixe com boa qualidade”.

Na manhã desta terça-feira (26), o material educativo foi distribuído nos mercados da Quarenta, Guarita e de Fátima. Na quarta-feira (27) a ação educativa será realizada na feira da Caramuru, com a participação dos acadêmicos de Nutrição da Faculdade Maurício de Nassau/ FAP, que irão dar dicas de como armazenar e manejar peixes; e melhor distribuir verduras, frutas e carnes. 

A ação da Empa conta com a parceria da Vigilância Sanitária do município. Os fiscais Edmundo, Edson Barbosa e Aparecida Ferreira distribuíram o material.