Esquema de contrabando leva à exclusão de policial militar no Piauí
Um cabo da Polícia Militar do Piauí foi oficialmente desligado da corporação após ser apontado como envolvido em um esquema de contrabando de cigarros, alvo de investigação da Polícia Federal. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado na última quinta-feira (16) e ainda pode ser contestada judicialmente.
O policial, lotado em Parnaíba, na 1ª Companhia do 2º Batalhão, era investigado desde 2018 na operação “Delta das Américas”, que tinha como objetivo desarticular um grupo criminoso especializado na importação e comercialização de produtos estrangeiros sem registro legal. Segundo as investigações, a organização contava com o apoio de alguns agentes públicos para facilitar suas atividades. Entre os servidores envolvidos estavam o cabo agora desligado e um terceiro sargento, que veio a falecer em 2022 por problemas de saúde.
Durante a operação, as autoridades realizaram buscas e apreensões, além de quebra de sigilos telefônico e de dados digitais, obtendo elementos que apontam a participação do policial na rede criminosa. De acordo com os registros do inquérito, há evidências de comunicação frequente entre ele e o líder do grupo desde 2016.