No último dia 18 teve iniciou no Brasil a campanha de vacinação contra o novo coronavírus. Junto com uma boa notícia, que era esperada por milhares de brasileiros, também vieram golpistas que se aproveitam desse momento para enriquecer ilicitamente.

 

O Ministério da Saúde, em nota, disse que tomou conhecimento sobre golpes que estariam sendo aplicados nas redes sociais por criminosos que se dizem representantes do órgão. Em entrevista concedida ao Portal Costa Norte, o delegado da Polícia Civil de Parnaíba, litoral do Piauí, Rodrigo Luna, contou que os estelionatários enviam mensagens para as vítimas informando que elas foram selecionadas para serem vacinadas. A partir daí, informam que a pessoa receberá um código que deve ser repassado a eles, ou um link onde ela deverá clicar; e é aí que mora o perigo.

Imagem de estelionatário meramente ilustrativa (Foto: Reprodução)

Após o usuário passar a codificação recebida via SMS, os estelionatários conseguem clonar a conta da rede social da pessoa, tendo acesso aos contatos da mesma. Então passam a pedir dinheiro e dados bancários de amigos e de familiares da pessoa vítima.

 

Sobre isso, Rodrigo diz que é preciso ficar atento para não cair nesse tipo de golpe. O coordenador da Imunização de Parnaíba, Charles Lima, informou que não está sendo feito o uso de formulários eletrônicos para a seleção das pessoas a serem imunizadas. Esse procedimento é feito de forma presencial, e que, nesse primeiro momento, apenas os grupos prioritários divulgados de forma oficial pelo Governo Federal é que serão vacinados.