2

Com o decreto, mais de 50% das cidades do Piauí têm situação anormal. Dados do IBGE apontam que produtores tiveram perdas de 50% na safra.

A falta de chuvas tem prejudicado a vida de quem vive no interior do Piauí, especialmente na região Sul do estado. E por conta dos prejuízos causados na produção agrícula, que segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), tiveram ordem de 50% no Piauí fez o Governo do Piauí decretar estado de emergência em 117 municípios do estado.

A publicação do decreto foi feita no Diário Oficial do Estado no dia 13 de julho e abrange municípios como Curimatá, Bocaina, Marcolândia, Paulistana, Pedro II, Dom Inocêncio e Simplício Mendes, além de cidades da região da Serra da Capivara, Vale do Canindé, Vale dos Rios do Piauí e Itaueira.

Um dado do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), também chamou a atenção das autoridades que decretaram estado de emergência nos municípios. A falta de chuvas não foram suficientes para reabastecer os principais reservatórios d’água nos municípios e hoje operam abaixo de 30% da sua capacidade.

O governo afirma ainda, no decreto, que municípios do semiárido estão em situação de colapso no atendimento às suas comunidades, inclusive zonas urbanas. As constatações foram feitas in loco.

Fonte: G1/Piuaí