A temática em torno do autocídio foi discutida com acadêmicos na manhã desta sexta-feira (22/09) em frente ao auditório da Universidade Federal do Piauí (UFPI), campus Parnaíba, através do Núcleo de Assistência ao Estudante (NAE) e do Núcleo de Apoio à Vida de Parnaíba (NAVIP).

NAE e NAVIP (7) NAE e NAVIP (1)

Na oportunidade foi relatado o processo de implantação do NAVIP, que é a razão social do CVV Parnaíba, bem como quais são os procedimentos para ser voluntário; pois basta que a pessoa tenha disponibilidade de tempo de quatro horas corridas por semana, seja maior de 18 anos e faça o treinamento, sendo aprovado.

Após um diálogo necessário sobre a valorização da vida, os presentes iniciaram uma confecção de cartazes sobre o tema com o objetivo de elevar a autoestima. O material será utilizado na “Blitz Amarela: Vista-se de amor”, às 16h em frente a UFPI.

NAE e NAVIP (6) NAE e NAVIP (5) NAE e NAVIP (4) NAE e NAVIP (3) NAE e NAVIP (2)

Suicídio no Brasil

O Ministério da Saúde divulgou no final da manhã de quinta-feira (21/09) que o índice do suicídio no Brasil aumentou 12% nos últimos quatro anos. Sendo que de 2011 a 2016, 62.804 tiraram a vida no país, sendo que 79% são homens. Entre 2011 e 2016, daqueles que tentaram suicídio mais de uma vez, 31,3% são mulheres e 26,4 são homens.

Segundo o estudo, os idosos de 70 anos ou mais são os que apresentam maior índice, sendo 8,9 suicídios para cada 100 mil habitantes. Ainda segundo os dados, 62% dos suicídios foram causados por enforcamento. As mortes por suicídio foram maiores entre pessoas que não tem relacionamento conjugal. A cada 100 mil habitantes são registrados 15,2 mortes entre indígenas; 5,9 entre brancos; 4,7 entre negros; e 2,4 mortes entre os amarelos. Os indígenas que mais se mataram estão na faixa etária de 10 a 19 anos.

Os fatores de risco para o suicídio foram identificados como transtornos mentais, depressão, alcoolismo, esquizofrenia; questões sociodemográficas, como isolamento social; psicológicas, como perdas recentes; e condições incapacitantes, como lesões desfigurantes, dor crônica e neoplasias malignas. Mas esses aspectos não podem ser avaliados isoladamente, cada caso deve ser avaliado de forma individual.

amor

Reflexão

A vida é uma grande realização, é seu patrimônio!

O sentido da vida é crescer e melhorar-se sempre!

A vida é permanente renovação, é vitória sobre os desafios. 

O amor é um milagre que podemos realizar.

Valorize a vida. Ame-se!

Estimule a valorização pessoal.

 

Por Daniel Santos