Após mais uma semana de imersão acadêmica nos Estados Unidos, estudantes e professores do intercâmbio Seduckathon participaram de atividades culturais ricas em aprendizado e diversão. Entre os dias 4 e 6 de outubro, a comitiva piauiense explorou importantes pontos turísticos e culturais de Worcester e Boston, expandindo ainda mais suas vivências fora das salas de aula.

Os intercambistas visitaram o Instituto Politécnico de Worcester, pela manhã, onde puderam conhecer projetos inovadores nas áreas de tecnologia e ciência, além de interagir com estudantes e pesquisadores. Em seguida, o grupo fez um passeio pelo Museu de Artes de Worcester, que abriga uma coleção de mais de 38.000 obras, desde a antiguidade até a arte contemporânea. Entre os destaques do acervo estão mosaicos romanos, arte europeia e americana, e uma das maiores coleções de armaduras das Américas.

Os alunos também tiveram um dia repleto de cultura e lazer. A primeira parada foi no Quincy Market, um mercado histórico em Boston, conhecido por sua vasta praça de alimentação, onde os intercambistas puderam explorar a culinária local.

O professor Alan Ribeiro, do Premen Norte, de Teresina, compartilhou sua experiência ao visitar o Quincy Market. “Está sendo muito interessante mergulhar na cultura norte-americana. As pessoas são muito receptivas conosco. São vivências que não vamos esquecer nunca. Eu acredito que os alunos estão aproveitando ao máximo. Cada detalhe tem sido especial, desde pedir comida a conhecer novas pessoas”, disse o docente, entusiasmado com a troca cultural.

A comitiva visitou ainda o Aquário de Boston, um dos maiores dos Estados Unidos, onde puderam admirar mais de 800 espécies marinhas, incluindo pinguins, tubarões, arraias e tartarugas marinhas.

Antônio Ricardo de Brito, aluno do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Augustinho Brandão, de Cocal dos Alves, expressou a satisfação com a visita ao aquário. “A Seduc está nos proporcionando uma experiência incrível. Além de todo o aprendizado adquirido em mais uma semana de intercâmbio, hoje visitamos um dos maiores aquários dos Estados Unidos, aqui na cidade de Boston. Conferimos uma diversidade de espécies como tubarões, arraias, tartarugas marinhas e peixes coloridos. Foi muito legal”, afirmou o estudante.

O fim de semana terminou com descanso no campus da Assumption University, onde estudantes e professores aproveitaram para relaxar e interagir jogando uma partida de futebol.

A programação cultural foi mais um marco importante no intercâmbio educacional, que tem combinado aprendizado teórico com vivências práticas e culturais.

Para o secretário da Educação, Washington Bandeira, essas experiências são fundamentais para a formação integral dos estudantes. “Acreditamos que essas visitas culturais proporcionam uma expansão de horizontes para nossos jovens, ajudando a moldar cidadãos críticos, informados e conscientes. Cada novo conhecimento adquirido, seja dentro da sala de aula ou em visitas como estas, será levado de volta ao Piauí e contribuirá significativamente para o crescimento de suas comunidades,” destacou o gestor.

O Seduckathon, que oferece a oportunidade de intercâmbio educacional para 28 estudantes e seis professores da rede pública estadual, está sendo realizado em parceria com a Worcester Technical High School e a Framingham High School. A comitiva piauiense ficará nos Estados Unidos até o dia 19 de outubro, quando encerram as atividades de imersão no país.

CCOM-PI