O mês de Agosto, conhecido como Agosto Dourado, é dedicado à conscientização sobre a importância da amamentação, destacando o leite materno como um “alimento de ouro”, conforme definido pela Organização Mundial da Saúde (OMS). No Hospital Marques Basto, ações coordenadas pela nutricionista Barbara Bergamini, que incluem cursos de aleitamento materno e o tradicional “mamaço”, fazem parte das iniciativas anuais para promover a amamentação.

“Nós realizamos visitas diárias aos apartamentos e enfermarias, oferecendo suporte e orientação às mães nesse início do aleitamento materno. Além disso, incentivamos o acompanhamento no ambulatório de amamentação e puericultura, que atende as famílias desde o nascimento até os 12 meses de vida. O hospital investe continuamente na orientação às gestantes e puérperas,” explica Bárbara Bergamini, nutricionista do setor de puericultura do Hospital Marques Basto.

Na semana passada, o hospital sediou um curso especial para gestantes e seus acompanhantes, abordando temas como aleitamento materno, cuidados com o recém-nascido, preparo para o parto, e aspectos emocionais da gestação. O evento contou com a participação de profissionais de diversas áreas, incluindo obstetras, pediatras, nutricionistas, enfermeiros e psicólogos.

“Foi uma oportunidade de aprendizado e troca de experiências. Para nós, mães de primeira viagem, o curso foi essencial, especialmente ao abordar temas como o desengasgo do bebê, os benefícios do parto normal, e a cesárea, ajudando a aliviar muitos dos nossos medos,” compartilhou Wirna Portela, gestante participante.

As atividades do Agosto Dourado foram encerradas com o 5º Mamaço, realizado no dia 31 de agosto na Praça Mandu Ladino, evento organizado pela Consultora Materno-Infantil Bárbara Bergamini, com o apoio do Hospital Marques Basto, Hospital Estadual Dirceu Arco Verde, Clínica João Silva Filho e Casa Amarela.

Para mais informações e agendamentos, o Hospital e Maternidade Marques Basto, referência em atendimento de alta complexidade na região norte do Estado, está disponível pelos números (86) 3315-7000 (WhatsApp) ou (86) 3315-7001.