O Distrito de Irrigação Tabuleiro Litorâneos do Piauí (DITALPI) sofreu uma baixa referente ao escoamento de sua produção de maior destaque, que é a acerola. A empresa Nutrilite Brasil em Ubajara (CE), maior compradora de acerola, suspendeu totalmente suas atividades desde a última quinta-feira (19/03), o que agravou a situação dos produtores do norte do Piauí, já que a empresa americana não está mais recebendo a produção do DITALPI.

 

Segundo o engenheiro agrônomo Josenilto Lacerda, especialista em Agribusiness, a pandemia do coronavírus foi utilizada para encobrir o real motivo da suspensão. Segundo informou o engenheiro agrônomo, a empresa apresentava baixo crescimento e incentivou a produção de acerola em outras regiões. Ele considerou a decisão da Nutrilite ao alegar a pandemia, como uma ‘cortina de fumaça’. A justificativa real seria a busca pelo achatamento de preços e consequente rentabilidade.

 

Com isso houve grande impacto prejudicando 500 trabalhos diretos na produção e 750 trabalhos indiretos.  Com o aumento do dólar e não reajuste de preço da mercadoria, os produtores já estavam em situação de aperto. Realidade esta que se agravou. Com relação ao abastecimento de alimentos para Parnaíba, a produção segue normal. Vale ressaltar que a maior parte desta produção é destinada a outras regiões.