Os profissionais que atuam no transporte alternativo, as vans e microônibus, estão preocupados. A lei 2.624 de 10 de maio de 2011 revogou a lei que beneficia o transporte alternativo. A lei do municipal institui e regulamenta o sistema de transporte público coletivo de Parnaíba.
Antes o sistema atual tinha dois anos para se regularizar e se adaptar as exigências dos passageiros, agora só tem alvará de funcionamento até o final deste ano. Segundo Gerivaldo Nunes de Vasconcelos, presidente da Cooperativa dos Transportes Alternativos de Parnaíba, Coopertranp, o sistema alternativo atual foi extinto. Ele reclama que foram feitos investimentos na compra de veículos adequados a realidade da cidade.
A decisão foi da administração municipal de Parnaíba. Gentil Linhares Araújo, secretário de Transporte e Trânsito, disse que foi aberta licitação de contratação de empresa para o transporte coletivo oficial de Parnaíba e que o alternativo não deve ocupar este posto. Ele acredita que após a contratação será revista a situação do transporte alternativo para atender as necessidades que os ônibus não têm acesso.
As duas situações são a da cooperativa que mantém o sistema há 14 anos e que vinha se organizando para se adequar a realidade do município e da prefeitura buscando garantir um transporte de qualidade. Vasconcelos coloca que devem funcionar e ter amparo os três sistemas, o coletivo, o alternativo e o mototáxi.