As instituições de ensino superior privadas têm até às 23h59 da próxima segunda-feira, dia 7 de abril, para confirmar ao Ministério da Educação (MEC) a sua adesão à edição do primeiro semestre de 2025 do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), com a disponibilização de vagas remanescentes.

O Fies é um programa do MEC que facilita o ingresso de estudantes de baixa renda no ensino superior, por meio do financiamento de cursos de graduação em instituições privadas bem avaliadas pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

As faculdades interessadas devem registar a oferta de vagas no Sistema Informatizado do Fies (Sisfies), especificamente no módulo FiesOferta, acessível através do portal Gov.br, mediante registo no “Login Único”.

No sistema, devem ser preenchidas informações detalhadas sobre cada curso, como: quantidade de vagas, turno, localização da unidade e valores das mensalidades.

Além disso, o termo de adesão deverá ser assinado digitalmente pelo representante legal da instituição mantenedora, utilizando a assinatura eletrônica gerada no próprio FiesOferta.

O MEC confirmou que ainda neste mês abrirá uma nova etapa do processo seletivo do Fies 2025/1, destinada às vagas que não foram preenchidas nas fases anteriores. Um novo edital com regras e cronograma de inscrições será divulgado em breve, após a consolidação dos dados fornecidos pelas instituições até dia 7.

Na primeira edição deste ano, as universidades privadas ofereceram um total de 67.301 vagas em cursos superiores, com mais de 493 mil inscrições efetuadas por 198.579 candidatos, cada um com direito a escolher até três cursos diferentes.

Entre os dias 8 e 11 de abril, as instituições participantes poderão aceder ao Sisfies para verificar e, se necessário, corrigir as informações inseridas no documento oficial de participação.

Conforme estabelecido pelo MEC, todas as faculdades devem informar publicamente a sua participação no processo seletivo, tanto em seus websites institucionais quanto com afixação em locais de ampla circulação estudantil. A divulgação deve incluir a lista de cursos e turnos disponíveis, número de vagas remanescentes e a legislação específica que será publicada em breve.