Família ilhada na divisa PI-CE é resgatada por helicóptero da PM após barco ficar à deriva no mar
Uma família que ficou ilhada, na tarde de domingo (02/03), na divisa entre o Piauí e o Ceará foi resgatada pelo helicóptero do Batalhão de Operações Aéreas da Polícia Militar do Piauí (BOPAER). O incidente ocorreu após a embarcação em que estavam apresentar problemas mecânicos e ficar à deriva em alto-mar.
De acordo com o major Wilson, piloto da aeronave que participou da operação, a equipe foi acionada por volta das 16h. A família havia saído de Cajueiro da Praia (PI) com destino a Bitupitá (CE) quando o motor do barco quebrou, deixando-os à mercê do mar por cerca de uma hora.
Após conseguirem chegar à margem de uma ilha, o grupo, composto por quatro adultos e uma criança de 2 anos, ficou ilhado com o nível da água subindo. Para piorar a situação, eles se separaram em busca de socorro, o que dificultou a localização. O primeiro a ser resgatado foi um garoto, seguido por duas mulheres e a criança. Por último, um homem foi retirado do local.
O major Wilson destacou que o sucesso da operação se deve ao rápido emprego da equipe, que está preparada para situações de salvamento aquático. “Essas operações exigem muito conhecimento prático, emocional e físico”, explicou. Na semana passada, o BOPAER realizou um treinamento específico para hello casting (resgate com helicóptero) e salvamento aquático, o que contribuiu para a eficiência do resgate.
Além do major Wilson, a equipe contou com o cabo Pio e o sargento Fortes, como operadores aerotáticos, e o piloto comandante Egídio. O resgate reforça a importância do preparo constante das equipes de salvamento para atuar em situações de emergência.