Há aproximadamente oito meses famílias do Labino, zona rural da Ilha Grande do Piauí, iniciaram o cultivo de uma horta, no terreno mesmo da casa da mãe de dona Daina onde plantam alface, cheiro verde, pimenta, tomate, berinjela e uma infinidade de outras hortaliças. A ideia surgiu a partir da ideia de incrementar a alimentação tornando os hábitos mais saudáveis, e ainda com o objetivo de vender o excedente produzido.

Hoje em dia, integrantes da Associação de Moradores das Comunidades Labino, Melancia e Bom Jesus, tomam contam do plantio. Famílias de pescadores, que quando não estão em sua tarefa nas águas, estão em terra plantando e colhendo.  As famílias contam com apoio do NEA Cajuí, núcleo de estudos da Uespi, que orienta no manejo agroecológico e na produção de produtos naturais como biofertilizantes, e no processo de compostagem.

O trabalho coletivo é intenso, e precisa do máximo presença e de cuidados com atenção, cuidados. O coletivo planta de tudo, experimenta diferentes cultivos e o que melhor produzir, permanece e sai do terreno familiar para a casa de outras pessoas da comunidade.

Na horta todo mundo ajuda como pode, do pequeno ao maior, o sentimento de pertença é o mesmo, e tudo colabora para o progresso do plantio à colheita.