Esta semana é bastante conhecida como a “Semana Santa”, e muitos tem como cultura a proibição de comer carne durante o período que corresponde à semana que antecede a sexta-feira santa. Isso leva a grande procura por outro tipo de alimento que é bastante apreciado nessa época, o pescado.
Uma iguaria que tem a fama e comprovação de ser nutritivo e saudável. Porém, nesta época, o que pesa mais é seguir a tradição e a crença, ficando a critério escolher apenas a espécie de peixe que mais agrada o paladar.
Em Parnaíba, alguns pontos de vendas de peixes nessa época ficam superlotados, e isso agrada as pessoas que há muito tempo trabalham com a venda de pescados. Os vendedores garantem a qualidade do produto e afirmam que o valor também é o mesmo, sendo mantido há quase um mês.
Além dos pontos de vendas tradicionais como peixarias e mercados públicos, os parnaibanos podem optar este ano por mais uma opção de comercialização. É a compra do peixe ainda vivo. A iniciativa faz parte de um projeto que existe há 4 anos sob a responsabilidade da Associação de Pescadores de Manjubas do Igaraçu. Esse projeto tem como objetivo levar à população um peixe de maior qualidade e sabor.
Até chegar às mãos do consumidor, o peixe passa por alguns processos: ficam armazenados dentro de tanques, ainda vivos, em seguida é posto no gelo onde é finalizado para o consumo. Segundo os associados, isso garante a maior qualidade e sabor do produto.
A feira itinerante “Peixe Vivo”, como é conhecido o projeto, irá percorrer vários pontos da cidade de Parnaíba como o intuito de oferecer a todos o que a associação tem melhor.
Texto: Wilken Silva e Marcelo Fontenele com dição do Portal Costa Norte