A Fepeme Regional de Parnaíba movimentará o litoral do Estado este final de semana. O evento começa quinta-feira (16), envolvendo artesanato, comércio, indústria, gastronomia, cultura, turismo e música.

Uma das grandes novidades desta edição é o local de realização. A feira, que segue até domingo (19), funcionará na Praça Mandu Ladino, com mais de 70 estandes de alimentação, artesanato, confecção, moda íntima, moda praia, moda fitness, acessórios, calçados, tecnologia da informação, construção civil, entre outros segmentos.

“Escolhemos a Praça Mandu Ladino para que pudéssemos integrar as várias atividades que estarão ocorrendo em Parnaíba no mesmo período da Fepeme, seguindo ainda a tendência de outras ações que ocorrem na cidade e são sediadas nesse local, considerado pela prefeitura como a Praça de Eventos de Parnaíba”, afirma a analista do Sebrae em Parnaíba, Isabela Carneiro.

Ainda segundo Isabela, o objetivo da Fepeme é divulgar as empresas locais. “Queremos fortalecer o comércio nessa região e a feira é uma oportunidade para que as empresas mostrem o que Parnaíba tem de melhor nos mais diversos segmentos. Os empreendimentos ganham mais visibilidade quando participam de eventos dessa natureza”, acrescenta.

O artesão Ronaldo Cardoso vai expor na Fepeme pela primeira vez e conta que a expectativa para a feira é a melhor possível. “Estamos nos preparando bastante para esse evento. Apresentaremos peças diferenciadas para atrair a atenção do público e realizarmos boas vendas”, afirma.

Cardoso trabalha com a produção de redes artesanais trançadas. “Os grandes diferenciais dos nossos produtos são a qualidade e o acabamento. Fazemos peças com pontos pequenos para dar mais conforto. As linhas são sobrepostas em duas camadas, o que confere mais resistência. Utilizamos punhos rígidos para garantir maior durabilidade das redes, que têm tamanhos e modelos diversos”, acrescenta o artesão.

As redes produzidas por Ronaldo Cardoso têm preços que variam de R$ 35,00, uma peça em trançado simples e comprimento de 2,60 metros; a R$ 250,00, peça com varanda, trançado trabalhado, medindo três metros.

O Instituto Tartarugas do Delta também marcará presença na Fepeme, apresentando, por meio do artesanato, as ações do Projeto Biodiversidade Marinha do Delta, Biomade, iniciativa que conta com o patrocínio da Petrobrás.

“Levamos para o público a mensagem de conservação por meio dos produtos artesanais. São peças que destacam a tartaruga, cavalo marinho, peixe-boi e golfinhos, animais ameaçados de extinção, encontrados na região do Delta do Parnaíba. Cada produto conta uma história”, afirma a bióloga Verlane Magalhães, responsável pelo projeto.

Ainda segundo Verlane, o projeto contribui também para divulgar o artesanato da região. “Trabalhamos com três entidades artesanais: Trançados da Ilha, Bordados da Pedra do Sal e Rendeiras do Delta, que produzem as peças a serem comercializadas no âmbito do Biomade”, destaca.

Na quinta-feira (16) e na sexta-feira (17) acontecerão ainda desfiles, nos quais as indústrias de confecção locais vão apresentar suas coleções. Todas as empresas que estarão no desfile são atendidas pelo Projeto Setorial da Indústria de Parnaíba, executado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí.

A Fepeme Regional de Parnaíba é uma realização do Sebrae no Piauí em parceria com a Prefeitura Municipal de Parnaíba.

Serviço:

Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae no Piauí: (86) 3216-1356
Agência Sebrae de Notícias Piauí: (86) 3216-1325
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800.

Fonte: Sebrae/Parnaíba