O Parnahyba será o terceiro representante do Piauí na Série D do Campeonato Brasileiro do próximo ano. A decisão foi tomada ontem durante reunião entre dirigentes de clube e o presidente da Federação de Futebol do Piauí, Cesarino Oliveira. Com a confirmação do Tubarão, o torneio seletivo para definir quem irá disputar o torneio não irá mais ocorrer.
Além da decisão, os dirigentes começaram a pensar no Campeonato Piauiense 2017. Uma das pautas foi a capacitação dos gestores.
Após quatro meses, a homologação do título de campeão piauiense aconteceu na última segunda-feira (26), quando o River foi declarado tricampeão. Mais uma vez, a definição do título Estadual aconteceu com atraso e judicialmente. Devido a essas situações, a Federação propôs oferecer um curso de gestão aos dirigentes de futebol do estado. Cesarino afirmou que isso não é obrigação da Federação, mas devido ao momento que vive o futebol piauiense é uma alternativa.
“A Federação se antecipou a essa situação oferecendo isso a eles, mas a questão de estudar é sua. Quem quiser se capacitar precisa correr atrás disso, já fizemos outras vezes e temos a consciência de que nem todos participam. Estamos nos desdobrando, indo atrás de pessoas que possam vir aqui e dar essa palestra e dar um pontapé inicial, devido o momento que vive o nosso futebol”, disse Cesarino.
De acordo com o presidente do Altos, Warton Lacerda, a reunião foi proveitosa tocando em pontos que vão desde erros até os acertos na temporada. “Falamos sobre a capacitação dos dirigentes que trabalham no futebol piauiense, na capacitação de recursos, em como atrair novamente o torcedor para o estádio e eu pessoalmente saio satisfeito dessa reunião”, conta Warton.
Série D
Um dos pontos discutidos foi sobre a terceira vaga do estado na Série D de 2017. A vaga estava indefinida e, para preenchê-la, havia sugerido a possibilidade um seletivo para definição. “A federação vai homologar a vaga do Parnahyba como representante. Ele já disputou esse ano e a Federação está tomando essa decisão”, emendou Cesarino. Além do Parnahyba, River, rebaixado para Série D, e Altos, vice-campeão, também disputam o torneio.
Para 2017, ficou definido que a Federação vai oferecer uma das vagas para Série D 2018 e da Copa São Paulo de Futebol Júnior em um Campeonato Sub 21, que vai acontecer no 2º semestre em formato similar a Copa Piauí.
Fonte: Jornal da Parnaíba