Confederação Nacional da Indústria (CNI) (Foto Divulgação)

O vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Piauí (FIEPI), Francisco Neto, e o diretor de Assuntos Econômicos, Freitas Neto e o diretor regional do SENAI-PI, Ewerton Negri participaram do lançamento da Agenda Legislativa da Indústria 2013, na tarde desta terça-feira (23), na Confederação Nacional da Indústria (CNI), onde o presidente, Robson Braga de Andrade apresentou aos representantes da indústria brasileira e de líderes partidários da Câmara dos Deputados e do Senado os projetos legislativos de interesse do setor. 

O evento foi presitigiado pelo presidente do Senado, Renan Calheiros e pelo presidente da Camara, Henrique Eduardo Alves, representando a presidente da Dilma Roussef a Ministra Secretário de Relações Institucionais Ideli Salvati. Entre os parlamentares piauienses participaram da solenidade o senador Ciro Nogueira e os deputados Hugo Napoleão e Paes Landin.
Em sua 18ª edição, a Agenda Legislativa é o principal canal de interlocução da indústria brasileira com o Congresso Nacional, o Poder Executivo e a sociedade civil. Neste ano, o documento lista 130 propostas de interesse do setor industrial em tramitação na Câmara dos Deputados e no Senado. A Agenda oferece um resumo de cada projeto de lei e traz a posição da indústria quanto a seu teor, convergente ou divergente.

Dentre as 130 propostas da Agenda Legislativa, 17 figuram na Pauta Mínima, o conjunto de proposições de maior impacto para o ambiente de negócios do país. São projetos de lei com poder de afetar o dia a dia das empresas nos seguintes temas: regulamentação da economia, questões institucionais, meio ambiente, legislação trabalhista, infraestrutura e sistema tributário.

Segundo Freitas Neto a Agenda é um importante documento, que permite a indústria brasileira acompanhar de perto e participar das discussões sobre os projetos que afetam diretamente ao setor.

“A CNI é muito presente no Congresso Nacional e tem sido bastante diligente no acompanhamento destes projetos. No Piauí também é feito trabalho semelhante junto à Assembléia Legislativa, através de um conselho temático com o objetivo de contribuir no aperfeiçoamento de leis que interferem na nossa indústria”, disse Freitas Neto.

Robson Braga apresentou como um dos projetos mais importantes para aumentar a competitividade da indústria Brasileira, o Projeto de Lei que trata da extinção da contribuição social de multa adicional de 10% do FGTS.  O senador Renan Calheiros e o deputado Henrique Eduardo Alves, reafirmaram o apoio a CNI, que tem como bandeira o desenvolvimento econômico do país.

Fonte: Ascom / FIEPI