O passado do Comendador (Alexandre Nero) voltará à tona nos próximos capítulos de “Império”. O filho de Sebastião (Reginaldo Farias) – o misterioso protetor de José Alfredo na primeira fase da novela – aparecerá na trama e conhecerá Maria Marta (Lilia Cabral).
Tudo começará quando a milionária for ao Monte Roraima roubar o diamante rosa do marido. O piloto do helicóptero alertará que eles não podem demorar, pois uma tempestade se aproxima. Marta prometerá ser rápida e entrará na caverna. Porém, acabará tendo dificuldade para achar o trunfo do empresário e acabará abandonada.
Ao sair da caverna com o diamante, Marta levará um susto ao perceber que está sozinha, no meio de um temporal. Um homem encapuzado se aproximará e a milionária desmaiará de tanto pavor. Ela será levada novamente para dentro da caverna e, quando acordar, vai implorar para não ser maltratada.
– Por que ia lhe fazer algum mal se nem lhe conheço? – questionará ele.
– Então, não foi meu marido quem te mandou aqui atrás de mim?
– Seu marido? Eu não sei quem é a senhora, vou saber quem é seu marido? E seja ele quem for, está para nascer o homem que vai me dar alguma ordem – dirá ele, informando que o sol voltou e que já podem ir embora.
Marta, porém, não sossegará e insistirá para saber de quem se trata. Ela pedirá para o rapaz tirar o pano do rosto.
– Uso essa máscara contra o frio. Subir esse monte escalando por dias não é nada agradável, ainda mais quando bate um Noroeste de frente – explicará ele, que também ficará curioso para saber quem é perua.
Marta mentirá dizendo que foi fazer turismo ecológico e perguntará o que levou o rapaz até lá. Acabará sabendo que ele foi visitar o túmulo do pai.
– Não me diga que é filho daquele Sebastião Ferreira que está enterrado lá fora? – questionará ela.
– Sou Maurílio Ferreira, filho do Sebastião, sim. A senhora conheceu meu pai?
– Não, não. Só vi o nome dele na cruz daquela cova…
– Meu pai morreu aqui no monte e foi enterrado ali onde a senhora viu. Venho aqui uma vez por ano rezar por ele. Era um aventureiro, um homem que andava por esse Brasil todo atrás de pedras preciosas. Vinha sempre aqui, no Monte Roraima, já que aqui tinha um garimpo clandestino e os garimpeiros negociavam diretamente com ele. Eu não conheci meu pai, só ouvi falar suas histórias. Minha mãe comentou que ele fazia contrabando de diamantes para o estrangeiro. E, da última vez em que se falaram por telefone, ele vinha para cá. Estava muito feliz porque havia encontrado um rapaz para servir de companhia, um rapaz que conheceu no Rio de Janeiro. Minha mãe não lembrava direito, acho que João ou José Alfredo. Depois disso, nunca mais deu notícias.
Marta perguntará se a mãe ainda é viva e descobrirá que ela morreu na miséria, sem conseguir chegar ao dinheiro que o marido guardava num banco na Suíça. Maurílio encerrará o assunto e sairá da caverna. A milionária, então, se lembrará de que conheceu José Alfredo justamente num banco em Genève.
– O dinheiro que ele retirou de lá era do pai dele! Se essa história for verdadeira… A Império não é só da nossa família. Ele também tem direitos! – dirá a si mesma.
Neste momento, o filho de Sebastião avisará que um helicóptero está voltando e Marta se apressará para ir embora, não sem antes dar uma bronca no piloto. Depois, agradecerá Maurílio e oferecerá carona. No caminho, eles trocarão contatos e, na hora da despedida, chegarão a dar um selinho sem querer.
Fonte: kogut.oglobo.globo.com