Na tarde dessa terça-feira (27), nasceram na praia do Coqueiro em Luís Correia, litoral do Piauí, 112 filhotes de tartaruga marinha da espécie “pente”. Os ovos já estavam sendo monitorados há 56 dias, período que corresponde a incubação que inicia quando a fêmea desova.

O monitoramento é feito por especialistas e biólogos do projeto Biodiversidade Marinha do Delta – BIOMAD, que é patrocinado pelo Petrobrás Ambiental. A espécie é a segunda ameaçada de extinção e hoje é protegida por lei.

De uma só vez a fêmea põe de 100 à 120 filhotes, mas de 1000, apenas um ou dois sobrevivem,  por isso a apelo para proteção do animal.

Para fazer a retirada dos filhotes, a especialista em gestão ambiental  e técnica do projeto BIOMAD, Edlayne Mendes fez o manuseio com cuidado. Ao serem retirados do ninho, os filhotes são levados ao mar, momento em que são soltos para que inicie a vida marinha.

As tartarugas de pente podem chegar até um metro e vinte na idade adulta. De cor amarelada, exibe beleza e já foi alvo da caça humana.