Foi finalizada na manhã desta quarta-feira(18), a primeira fase da reforma da Locomotiva, mais conhecida como “Maria Fumaça”, que está localizada na Praça Esplanada da Estação, na região central de Parnaíba.
O processo de revitalização foi iniciado ainda na gestão da ex-secretária de Cultura, Fátima Carmino, que informou que esta ação fez parte de um processo iniciado em março de 2011, quando esta reivindicou um orçamento com a possibilidade de realizar tal trabalho, que tem como objetivo a restauração de um patrimônio da cidade.
Esta reforma faz parte de um trabalho orçamentário e de responsabilidade exclusivos da Secretaria de Cultura. O valor estimado para o trabalho de revitalização da locomotiva é de R$ 14. 943,75 (cartoze mil novecentos e quarenta e três reais e setenta e cinco centavos).
De acordo com atual Secretário de Cultura do Município, Francisco Nunes Dourado, foi finalizado a primeira fase da recuperação da locomotiva e provavelmente ainda hoje, será iniciado um pequeno jardim em torno da “Maria Fumaça”, aproveitando o espaço arborizado e em torno das árvores para deixar o ambiente mais agradável, e também a parte de iluminação que será feita para facilitar mais a visualização da locomotiva.
Outra preocupação é a parte da vigilância, onde haverá uma pessoa adequada para o trabalho visando a preservação e o secretário pede a população para que ajude a manter o espaço conservado, já que faz parte da história da cidade.
Francisco Dourado informa que até a próxima semana será concluída a segunda etapa, que é a parte de iluminação e jardinagem da locomotiva.
A máquina existente em Parnaíba é de fabricação americana do ano de 1920, sendo a única no Piauí a constar na memória ferroviária do Brasil.
Informações ProParnaíba