Foi celebrado, nesta segunda-feira (9), em solenidade no Palácio de Karnak, o protocolo de intenções entre o Governo do Estado do Piauí e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), além da assinatura do termo de cooperação entre a fundação e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi). A parceria contribuirá para o avanço no processo de qualificação do Sistema Único de Saúde (SUS).

 

A parceria visa ao desenvolvimento de ações conjuntas na área da saúde, direcionadas para a conquista das metas preconizadas no Plano Plurianual (PPA). “É mais uma parceria importante para o Piauí trabalhar na prevenção e assistência, visando alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com o olhar voltado para acompanhar e utilizar a ciência, trabalhando de acordo com a realidade de cada município”, destacou o governador Wellington Dias.

 

 

Segundo a diretora de Planejamento da Sesapi, Ana Maria Eulálio, ações específicas serão traçadas e, a partir de janeiro de 2020, começarão a ser implementadas. “A Fiocruz contribuirá com a Sesapi, por exemplo, no desenvolvimento de processos de capacitação, na realização de pesquisas e no desenvolvimento de ações locais voltadas para o fortalecimento de territórios sustentáveis, contribuindo de forma significativa para que alcancemos a redução da mortalidade materna e infantil. Esse é o foco do acordo de cooperação, que é consoante com os objetivos estabelecidos no PPA”, disse a gestora.

 

 

A Fiocruz já é parceira do Piauí, atuando em áreas como epidemiologia e doenças tropicais, e agora amplia o trabalho por meio do acordo. “Esse momento marca uma nova fase no sentido de realizar um trabalho mais integrado. Estaremos trabalhando, junto à Sesapi, em programas já existentes e identificando as necessidades. Será um conjunto de especializações e qualificações em todas as áreas estratégicas da secretaria. Somos uma instituição federal, mas acreditamos que articular todos os níveis de governo é imprescindível para alcançar os objetivos do Sistema Único de Saúde”, pontuou a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade.

Fonte: Ccom