Uma proposta de assegurar a realização de cirurgias cardíacas no município de Parnaíba foi motivo de uma discussão na tarde de quarta-feira (31/07) com a Comissão Intergestora Regional, na Coordenação Regional de Saúde de Parnaíba, litoral do Piauí. A proposta de realização de cirurgias cardíacas na Maternidade Marques Bastos foi resultado de investimentos e a necessidade do serviço na região.

No encontro, os representantes dos municípios das regiões da Planície Litorânea e dos Cocais, por meio de suas Comissões Regionais, discutiram a proposta da Maternidade Marques Bastos, pois é de interesse da região a descentralização do serviço de cirurgias cardíacas para benefício da população do Norte do Estado. Pra tanto, etapas deverão ser vencidas. A Cirurgia Cardíaca abrange o tratamento cirúrgico das doenças do coração, assim como de lesões ou deformidades. Será um grande avanço para saúde no Norte do Piauí.

Segundo Avelino Medeiros, que estava representando Florentino Neto, secretário da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí, haverá uma reunião na sexta-feira (09/08), para tratar dos entendimentos das Comissões Intergestoras Regionais acerca da ampliação da cirurgia cardíaca em Parnaíba para atender a região. O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde, tem pressa na ampliação da cirurgia cardíaca no Piauí.

Por Daniel Santos