Fiscalização em Parnaíba combate furtos de cabos e equipamentos de energia
Na manhã desta segunda-feira (28), a Equatorial Piauí, em parceria com a Polícia Civil e a Polícia Militar, realizou uma grande operação de fiscalização e conscientização para combater o furto de cabos e equipamentos da rede elétrica. A ação aconteceu em Parnaíba e integra a campanha educativa “Operação EquiCobre”, voltada para reduzir crimes que, nos últimos três anos, causaram prejuízos superiores a R$ 2 milhões no estado.
Durante a operação, diversas sucatas da cidade foram visitadas e fiscalizadas. O objetivo é orientar principalmente os proprietários desses estabelecimentos sobre os riscos legais de adquirir materiais de origem criminosa. Segundo o comandante do 27º Batalhão da Polícia Militar em Parnaíba, Major Valdeci Galeno, caso seja encontrado material furtado, o responsável poderá ser conduzido à Central de Flagrantes e responderá por receptação.
A “Operação EquiCobre” é uma iniciativa de segurança empresarial que ocorre em todas as unidades da Equatorial no Brasil, em parceria com órgãos de segurança pública. A prática de furto de cabos e equipamentos não apenas gera enormes prejuízos financeiros, mas também provoca quedas de energia, atrasos em serviços essenciais e coloca em risco a segurança da população.
A população foi incentivada a colaborar, denunciando furtos e atividades suspeitas anonimamente pelo telefone 0800 086 0800 ou diretamente nas delegacias. Segundo a empresa, investimentos recentes em tecnologia e monitoramento já reduziram o número de furtos em regiões litorâneas, minimizando interrupções no fornecimento de energia e custos com reparos.
O balanço aponta uma redução expressiva nos casos: em 2023, foram registradas 33 ocorrências, enquanto em 2024, até o momento, o número caiu para 18.