No dia 13 de outubro é comemorado o Dia do Fisioterapeuta, profissional que desempenha função importante dentro da sociedade, principalmente ao que concerne à prevenção de doenças. 

 

Com a pandemia de Covid-19, os profissionais que atuam nessa área foram destaque quanto a reabilitação de pacientes que contraíram a doença e agora lutam para se recuperar das sequelas deixadas por ela, e é exatamente esse trabalho que é desenvolvido no Centro Especializado em Reabilitação (CER IV), localizado no Bairro São Vicente de Paula, em Parnaíba.

 

Fisioterapeuta Amanda Couto em entrevista concedida à TV Costa Norte. (Foto: TV Costa Norte)

De acordo com a fisioterapeuta Amanda Couto, pelo menos 5 mil atendimentos foram realizados na unidade desde sua inauguração. “Esse trabalho de reabilitação pós-covid, ele é tão importante quanto o tratamento na fase aguda da doença. Uma parte dessas pessoas vão apresentar alguma sequela, entre essas sequelas estão; redução da qualidade de vida; redução da funcionalidade; cansaço nos pequenos e médios esforços; dificuldade na realização de atividades laborais, e aqui na fisioterapia a gente vai reabilitar esse paciente, trazendo essas funções novamente para ele, ou tentando aproximar a uma realidade prévia à Covid, a gente traz funcionalidades para esses pacientes”, destacou Amanda.

 

Além do trabalho fisioterápico disponível na unidade, ela ainda dispõe de serviços na modalidade de reabilitação visual, auditiva, física e intelectual. Leidiane Farias está em tratamento há cerca de 3 meses e falou com alegria sobre estar recebendo uma segunda chance de viver após a internação. “Graças a Deus que nós temos essa oportunidade, porque ‘essa’ Covid deixa muitas sequelas, eu fiquei com várias, inclusive afetou meus rins, fiquei ‘fraca das pernas’, não conseguia caminhar direito, mas graças a Deus eu já estou bem melhor”, contou.