Antes do duelo contra o Nacional (URU) pelas quartas de final da Sul-Americana, o Fluminense venceu o Atlético-MG em casa e se viu em situação confortável no Campeonato Brasileiro. O que a equipe de Marcelo Oliveira não esperava era uma sequência de três partidas sem vitória na competição, sendo duas derrotas, e os adversários na luta contra o rebaixamento cada vez mais próximos.
A luta do Tricolor é sacramentar os 45 ou 46 pontos necessários para fugir da queda até o dia 28, quando entram em campo pelo jogo de volta da Copa Sul-Americana, contra o Atlético-PR, em casa. Isso porque o Flu precisará de força total para esta partida depois de perder por 2 a 0 fora de casa. A sequência de jogos, porém, não favorece tanto o planejamento.
Na próxima quarta-feira, o Fluminense encara o Palmeiras, cada vez mais perto do título, fora de casa, em um dos confrontos mais difíceis da reta final da temporada. Depois, recebe o Ceará no Maracanã. O time de Lisca, porém, vem tirando pontos importantes de equipes consideradas fortes, como Internacional, Atlético-MG e Cruzeiro.
Em seguida, jogará com o Bahia, que perdeu apenas dois jogos em casa, em confronto direto. O último duelo antes da semifinal é no Beira Rio, frente ao Inter, que está invicto em seus domínios e sonha com o título.
– Agora é levantar a cabeça, quarta já tem um jogo muito importante, contra o líder do campeonato lá (em São Paulo). A gente tem que chegar lá forte pra resolver logo nossa situação e chegar com a cabeça boa no dia 28 (contra o Atlético-PR, pela Sul-Americana) – disse o zagueiro Digão após empate por 0 a 0 contra o Sport.
Outro fator que ainda pode deixar a vida do Fluminense mais difícil são as viagens. Além da viagem para São Paulo, o Tricolor volta ao Rio de Janeiro, viaja para Salvador para encarar o Bahia em uma quinta-feira e logo depois terá que ir até Porto Alegre para pegar o Inter no domingo. No fim, na quarta-feira, volta ao Maracanã para enfrentar o Atlético-PR.
Chances remotas de rebaixamento
Apesar das pedreiras que tem pela frente, as chances do Fluminense cair para a Série B ainda são de 2%, de acordo com o site “Infobola”. Talvez o mau rendimento dos concorrentes ajude o Flu, atualmente com 41 pontos, a superar o fantasma do rebaixamento. O Sport, primeiro time fora da zona, tem 37 pontos, enquanto o Vitória, em 17º, tem 35.
Fonte: Lance!