Os comandantes da Força Nacional chegaram ao Piauí e estão reunidos com o Secretário Estadual de Segurança Pública Fábio Abreu. Eles irão discutir como os 90 homens da Força irão agir no Piauí, especialmente nas cidades de Teresina, Picos e Parnaíba.

Em entrevista, Fábio Abreu pontuou alguns dos principais pontos a cerca da atuação da Força Nacional.

“Vamos desenvolver esse trabalho aos moldes da polícia militar e da polícia civil. Porém algumas peculiaridades serão da Força Nacional, mas de um modo geral será feito o policiamento ostensivo, operações integradas com demais forças policiais. A Força Nacional vem ajudar e somar na redução de homicídios”, disse Fábio Abreu.

Custo

“O custo para o Estado é zero, na verdade diárias, salários e combustíveis, é tudo por conta do Ministério da Justiça”, declarou.

1d3acc7c-1ec2-493b-9918-eb85a1bb7949Período

“Vamos contar com esse apoio e vamos construir um legado. Eles podem ficar aqui por três meses, podendo ser prorrogado. Em primeiro momento vamos fazer operações de forma surpresa e manter o trabalho ostensivo de forma planejada nas regiões que mais necessitam. Alguns profissionais vão mapear e passar informações para iniciar a atuação desses 90 policiais inicialmente”, afirmou.

Trabalho

“O trabalho é diário e aliado a esses vamos fazer operações especiais para utilizar bastante o apoio dessa polícia. A Força Nacional atua em vários outros Estados com um trabalho de excelência e aqui não será diferente. A única diferença do nosso policiamento é como ocorre a comunicação de atitudes suspeitas”, pontuou.

Abrangência

“Nesse primeiro momento mapeamos Teresina, Picos e Parnaíba para receber esse apoio. Isso não quer dizer que temos que ter efetivos da força nessas cidades, mas o reforço será melhor, até por conta da demanda e da necessidade”, disse.

f42d2bdf-4c63-48bc-aa71-8bb8ed6de033

Objetivo

“O nosso objetivo é acompanhar o combate aos homicídios e a violência urbana como um todo. A Força Nacional estará acompanhada pela polícia militar para tratar de ações e tornar conhecida a nossa cidade aos policiais da Força”, afirmou.

Participaram da reunião o Capitão da Força Nacional, Braga, que é de Alagoas e o tenente F. Nunes do Rio de Janeiro.

“A Força Nacional é composta de policias de vários Estados do Brasil que participam um programa onde ficam disponíveis para atuar sempre que forem solicitados pelo Governo do Estado”, disse Capitão Braga.

Fonte: Meio Norte