O vice-governador, José Filho (PMDB), se reuniu no último final de semana com alguns representantes das siglas que compõem o G12. Zé Filho encontrou-se em sua residência com os presidentes regionais do PRP, PPS, PTN e PEN. O presidente do PEN no Piauí, Mário Felipe, afirmou que a visita foi de cortesia, já que o vice-governador está se recuperando de uma cirurgia após sofrer uma lesão muscular na perna esquerda.
Zé Filho ainda vai se reunir com os presidentes dos partidos emergentes na próxima sexta-feira (10), quando deve discutir o possível apoio do G12 a sua candidatura ao Governo do Estado, caso o governador Wilson Martins (PSB) decida sair do cargo para disputar o Senado, em abril. O G12 também é composto pelo PTN, PTC, PSC, PRP, PPS, PMN, PEN, DEM, PHS, PPL, PR, PSDC, PSL, PT do B, Solidariedade e PV.
Os representantes das legendas visam eleger quatro deputados estaduais e um deputado federal nas eleições de 2014. Os pequenos partidos elegeram o primeiro vereador de Teresina em 2008, o primeiro deputado estadual em 2010 e conquistaram dez cadeiras no Legislativo da capital em 2012. Este ano, eles já se reuniram com o governador Wilson Martins e articulam a ocupação de um cargo na administração estadual. Com a saída do PT do Governo, o G12 deverá ter indicações na gestão estadual.
Apesar de ter dois postulantes ao cargo de senador no Grupo – o ex-senador Mão Santa (PSC) e o ex-deputado federal José Maia Filho, o Mainha (SSD) – nos bastidores, membros de partidos que compõem o G12 apontam o interesse em definir aliança apenas as eleições proporcionais. Além disso, o governador Wilson Martins (PSB) recebeu no último final de semana em sua residência os coordenadores dos partidos emergentes, com os quais tratou sobre as eleições deste ano.
“A princípio, estamos avaliando a aliança e não temos nenhum interesse de criar distensão dentro do grupo, vamos trabalhar pela unidade”, disse Mário Felipe.
Fonte: meionorte.com