Gestores são orientados sobre atividades no Programa Novo Mais Educação
Os gestores participantes do Programa Novo Mais Educação (PNME) estiveram reunidos, na quarta-feira (12), em encontro virtual, para a preparação da retomada das atividades escolares. Ao todo, estiveram reunidos 75 participantes, entre gerentes regionais, coordenadores de ensino e coordenadores regionais da Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc).
O Programa Novo Mais Educação tem como objetivo alfabetizar, ampliar e melhorar o desempenho em Língua Portuguesa e Matemática das crianças e dos adolescentes, por meio de acompanhamento pedagógico específico, reduzindo o abandono, a reprovação e a distorção idade/ano, consequentemente melhorando os resultados de aprendizagem do Ensino Fundamental.
A equipe de assessoramento pedagógico da Gerência de Educação Infantil e Ensino Fundamental (Geief) esteve à frente dos trabalhos e, na oportunidade, foram produzidas orientações para a retomada das atividades, apresentação do modelo para o plano de execução do programa e do relatório de preenchimento mensal, como destaca a gerente, Marília Aragão. “O programa objetiva a melhoria da aprendizagem do ensino em Português e Matemática no Ensino Fundamental, por meio da ampliação da jornada escolar e mediante atividade complementar, ou seja, cinco horas a mais com atividades complementares. Assim, dentro das diretrizes do programa, o gestor pode utilizar o mediador para acompanhar no plantão escolar as atividades remotas e trabalhar individualmente com cada aluno”, declarou.
A retomada do PNME orienta que todas as escolas devem ofertar somente cinco horas de atividades semanais, mesmo aquelas escolas com saldo remanescente de quinze horas. A carga horária será distribuída em 2 horas e 30 minutos de acompanhamento pedagógico de Língua Portuguesa e Matemática, cada.
A equipe da Geief realizou ainda as orientações referentes à utilização dos recursos financeiros, disse a gerente. “Os gestores escolares participantes do programa têm em suas contas saldos para elaborar o plano de execução e iniciar as atividades. Na oportunidade, a diretora da unidade financeira e técnica da prestação de conta da Secretaria da Educação esclareceram dúvidas pertinentes aos recursos do programa, então, as equipes técnicas das escolas e regionais saíram da reunião mais fortalecidas”, complementa Marília Aragão.
As escolas participantes do PNME que estão com recursos em suas contas, assim como as que têm recursos remanescentes, deverão:
– Elaborar o plano e enviar para o e mail maiseducacao2016@gmail.com , até dia 24/05/2021;
– Inserir os alunos atendidos com programa no sistema iSeduc;
– Após analisado e aprovado pela equipe da Geief, reiniciar suas atividades a partir do dia 7 de junho de 2021.
Fonte: Ascom Seduc