Tudo pronto para o início do ano letivo nas escolas da Rede Pública Estadual de Ensino. A abertura oficial acontecerá na manhã desta terça-feira (28), às 7h, no Centro de Ensino Fundamental de Tempo Integral (Cefti) Júlia Nunes Alves, localizado no bairro Dirceu I, próximo à Universidade Estadual do Piauí (Uespi), campus Clóvis Moura. A expectativa é que quase 300 mil alunos retornem às salas de aula em todo o Piauí.

A solenidade de início do calendário letivo 2014 será aberta pelo governador Wilson Martins e pelo secretário da Educação, Átila Lira, e contará com a participação de superintendentes, diretores, gerentes regionais e toda a comunidade escolar da região.

Segundo o governador Wilson Martins, este ano letivo começa com várias mudanças, como novas escolas, prédios reformados e equipados com todo o material necessário para o uso dos professores e melhor aprendizado dos alunos. “Queremos que todos os alunos tenham acesso a um ambiente em que possam desenvolver atividades educativas, de modo a estimular nossas crianças e adolescentes a serem destaques na educação dentro e fora do Estado, como tem acontecido nesses últimos anos”, frisa Wilson.

Na ocasião, o governador fará ainda inauguração da quadra poliesportiva da Unidade Escolar Maria do Carmo Reverdosa, localizada também no bairro, que será entregue a comunidade. Uma conquista para toda a região.

Para o secretário Átila Lira, a ação tem como objetivo garantir o acesso dos estudantes a diversas modalidades com foco na melhoria da qualidade do ensino, além de estimular a prática de esportes e oferecer opções de lazer aos alunos e à comunidade em geral.

“A Secretaria de Estado da Educação e Cultura trabalha na ampliação e adaptação de escolas para o regime de tempo integral. Atualmente, 42 escolas funcionam nesta modalidade, com jornada de 9 horas, e outras quase 300 funcionam com o programa Mais Educação, com jornada ampliada em 7 horas. Além disso, estamos entregando mais 53 novas quadras poliesportivas. Isso é o resultado concreto de um trabalho desenvolvido com muito empenho e coragem no governo Wilson Martins”, destaca Lira.

O secretário ressalta ainda os índices positivos que o Piauí vem alcançando no combate e erradicação da evasão escolar. “Só nestas escolas, a previsão é atender neste início de ano cerca de 7.500 crianças. As atividades extraclasses contribuem ocupando o tempo ocioso desses jovens dando a oportunidade de desenvolver habilidades e de aprender sobre esporte, arte, cultura e muitos outros temas. Nos espaços onde o Programa é executado, a evasão escolar é zero e o índice de reprovação caiu para 2%”, destaca.

Calendário

O início das aulas foi antecipado para o dia 28 de janeiro por causa da Copa do Mundo, que acontece em junho, no Brasil. De acordo com Eldina Rocha, diretora de Gestão e Inspeção Escolar da Seduc, os alunos não serão prejudicados com as modificações no calendário. “Normalmente, as férias do mês de julho são 15 dias e janeiro 30 dias, mas por conta da Copa, nós seguimos o exemplo de outros e invertemos, passando as férias de janeiro a ter apenas 15 dias, por isso as aulas iniciaram mais cedo. Vale ressaltar que os alunos não terão nenhum prejuízo, uma vez que a carga horária será cumprida”, afirma Eldina Rocha.

O calendário é uma proposta para orientar as escolas e apesar de levar em consideração diversos fatores durante a sua elaboração, pode sofrer pequenas alterações de acordo com a necessidade de cada uma, principalmente, em situações como as de feriados municipais.

Acompanhamento

A Seduc, através das Gerências Regionais de Ensino (GREs), vem também realizando encontros sistemáticos visando fortalecer o elo da sede com as unidades escolares de todos os municípios piauienses para que possam fornecer o melhor trabalho pedagógico possível aos alunos.

Segundo a gerente da Unidade de Gestão e Inspeção Escolar, Soraia Tabatinga, a Seduc tem se voltado, neste último mês, para o preparo do início do ano letivo. “Tomamos todas as providências para receber o nosso alunado da melhor forma possível nesse início de 2014. Além da parte pedagógica, melhoramos as escolas no que diz respeito à estrutura física, encaminhando equipes para fazer o trabalho de organização dos espaços”, destaca a gerente.

Fonte: CCom, com edição do Portal Costa Norte