O governador Wellington Dias assinou, nesta quinta-feira (25), o ato de instalação e funcionamento da primeira indústria da Zona de Processamento de Exportações (ZPE) de Parnaíba, a Agrocera. Acompanharam a solenidade o prefeito de Parnaíba, Florentino Neto; o presidente da ZPE, Paulo Cardoso; os secretários de Administração, Franzé Silva, e dos Transportes, Guilhermano Pires; os presidentes da Fapepi, Francisco Guedes e da Fundação Antares, Humberto Coelho, e ainda prefeitos, autoridades, empresários e populares.
A Agrocera Indústria e Comércio de Cera Vegetal é uma empresa brasileira que atua com a comercialização e fabricação de óleos vegetais refinados.
A ZPE é uma zona livre de comércio com uma área total de 313,5 hectares. Seu primeiro módulo de implantação possui 31,5 hectares e corresponde a obras complementares e providências para alfandegamento. A principal característica de uma ZPE é ser uma zona livre de comércio com o mundo e sua produção é voltada para o mercado internacional, com isenções fiscais concedidas pelos governos federal, estadual e municipal dentro de suas respectivas competências tributárias.
De acordo com Paulo Cardoso, a ZPE é a instituição mais utilizada no mundo para atrair investimentos. “O governador, com o objetivo de desenvolver economicamente o estado, autorizou obras de serviços e equipamentos para a zona. O objetivo é corrigir desequilíbrios regionais com três pilares de atuação nos setores agroindustrial, fármaco-químico e tecnologia”, revela.
Em seu discurso, o governador Wellington Dias disse acreditar no potencial da cidade de Parnaíba e destacou que a ZPE irá contribuir com o desenvolvimento do município. “Esse é um momento de oportunidades. Com a iniciativa da Agrocera, começamos a dar passos de iniciar a produção e trabalhar a implantação de uma indústria. Temos já outras três indústrias aprovadas e outras seis que estão apenas aguardando a aprovação do Ministério da Indústria e Comércio de Desenvolvimento. Todos os investidores serão bem vindos para a expansão dessa área. Com isso, é necessária a ligação asfáltica para a zona de processamento que já temos recursos disponíveis, além da liberação de recursos para o estado através do Ministério da Fazenda para que possamos ser contemplados com programas de investimentos em logística de transportes, tão importante para essa região”, destacou.
Os investimentos privados esperados na ZPE de Parnaíba contemplam a industrialização de produtos fármaco-químicos, cera de carnaúba, babaçu, couros, peles, alimentos, pedras preciosas e minérios, bicombustíveis e de empresas na área de tecnologia.
Na ocasião, o governador visitou também as obras de pavimentação asfáltica da avenida Chagas Rodrigues e a pavimentação poliédrica do bairro Frei Higino, em Parnaíba.
Fonte: CCom