O governador Wellington Dias assinou, nesta quinta-feira (25), o ato de instalação e funcionamento da primeira indústria da Zona de Processamento de Exportações (ZPE) de Parnaíba, a Agrocera. Acompanharam a solenidade o prefeito de Parnaíba, Florentino Neto; o presidente da ZPE, Paulo Cardoso; os secretários de Administração, Franzé Silva, e dos Transportes, Guilhermano Pires; os presidentes da Fapepi, Francisco Guedes e da Fundação Antares, Humberto Coelho, e ainda prefeitos, autoridades, empresários e populares.

A Agrocera Indústria e Comércio de Cera Vegetal é uma empresa brasileira que atua com a comercialização e fabricação de óleos vegetais refinados.

ZPE Parnaíba(Foto: Paulo Barros)
ZPE Parnaíba (Foto: Paulo Barros)

A ZPE é uma zona livre de comércio com uma área total de 313,5 hectares. Seu primeiro módulo de implantação possui 31,5 hectares e corresponde a obras complementares e providências para alfandegamento. A principal característica de uma ZPE é ser uma zona livre de comércio com o mundo e sua produção é voltada para o mercado internacional, com isenções fiscais concedidas pelos governos federal, estadual e municipal dentro de suas respectivas competências tributárias. 

De acordo com Paulo Cardoso, a ZPE é a instituição mais utilizada no mundo para atrair investimentos. “O governador, com o objetivo de desenvolver economicamente o estado, autorizou obras de serviços e equipamentos para a zona. O objetivo é corrigir desequilíbrios regionais com três pilares de atuação nos setores agroindustrial, fármaco-químico e tecnologia”, revela.

Em seu discurso, o governador Wellington Dias disse acreditar no potencial da cidade de Parnaíba e destacou que a ZPE irá contribuir com o desenvolvimento do município. “Esse é um momento de oportunidades. Com a iniciativa da Agrocera, começamos a dar passos de iniciar a produção e trabalhar a implantação de uma indústria. Temos já outras três indústrias aprovadas e outras seis que estão apenas aguardando a aprovação do Ministério da Indústria e Comércio de Desenvolvimento. Todos os investidores serão bem vindos para a expansão dessa área. Com isso, é necessária a ligação asfáltica para a zona de processamento que já temos recursos disponíveis, além da liberação de recursos para o estado através do Ministério da Fazenda para que possamos ser contemplados com programas de investimentos em logística de transportes, tão importante para essa região”, destacou.

A empresa Agrocera é responsável por 60% da produção de pó de carnaúba no Piauí (Foto: Paulo Barros)
A empresa Agrocera é responsável por 60% da produção de pó de carnaúba no Piauí (Foto: Paulo Barros)

Os investimentos privados esperados na ZPE de Parnaíba contemplam a industrialização de produtos fármaco-químicos, cera de carnaúba, babaçu, couros, peles, alimentos, pedras preciosas e minérios, bicombustíveis e de empresas na área de tecnologia.

Na ocasião, o governador visitou também as obras de pavimentação asfáltica da avenida Chagas Rodrigues e a pavimentação poliédrica do bairro Frei Higino, em Parnaíba.

Fonte: CCom