De 23 a 25 de agosto aconteceu em Brasília (DF) o 30º Congresso Nacional das Santas Casas Hospitais Filantrópicos, e o 13º Congresso Internacional das Misericórdias,  promovidos pela CMB (confederação das Santas Casa de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas) e o Hospital Dr. Marques Basto esteve presente em todas as atividades com uma comitiva composta de profissionais da saúde e da administração da instituição.

Presenças como do Ministro da Saúde, Marcelo Quiroga, do candidato a vice-presidente da república Geraldo Alckmin e o candidato a reeleição Jair Bolsonaro, o futuro da saúde foi discutido. No dia 23 as atividades iniciaram com o pré-congresso onde foram discutidas as formas de financiamento da assistência no SUS – passado, presente e as perspectivas de futuro.

No dia 24, painéis internacionais focaram na experiência de outros países no enfrentamento à pandemia e o cenário pós-Covid, e na inovação e conexões humanas, com as perspectivas de um novo mundo. Também no dia 24 e no dia 25, três dos principais candidatos à Presidência da República tiveram oportunidade de expor suas ideias e projetos envolvendo a saúde pública e, sobretudo, como pensam trabalhar o futuro destas instituições que protagonizam o SUS no país.

“Foi uma oportunidade ímpar de análise e aprofundamento para buscarmos ações que fortaleçam ainda mais o nosso setor”, Mirocles Campos Veras Neto, presidente da CMB e do Hospital Dr. Marques Basto.

 Participaram do Congresso instituições de 23 estados brasileiros, 50 participantes estrangeiros, com mais de mil participantes, mais de 800 hospitais.