O governador Wellington Dias (PT) define nesta segunda-feira (22/06) sobre a prorrogação das medidas de isolamento social no Piauí como forma de enfrentamento a pandemia do novo coronavírus, o que inclui o fechamento de atividades econômicas consideradas não essenciais. O decreto que mantém a quarentena no estado tem validade até amanhã e pode ser prorrogado.

 

Wellington Dias deveria ter decido sobre o novo decreto na última sexta-feira (19) durante reunião com membros do comitê Pró-Piauí, contudo, deixou a decisão para esta segunda após receber os números da sétima etapa da pesquisa sorológica que é realizada neste final de semana em pelo menos 11 cidades do Piauí.

 

Os números da pesquisa servem de base para as medidas adotadas pelo governo no combate a Covid-19. A fase anterior do levantamento apontou o avanço da doença no Piauí  ao indicar o crescimento da taxa de infectados de 1,32 para 1,53 e levou o governador a adiar a elaboração de novos protocolos para o retorno do comércio e decretar medidas rígidas de isolamento neste final  de semana em todo o estado.

 

A preocupação do chefe do executivo estadual diz respeito ao número de óbitos em um único dia, que bateu recorde nesse sábado , a quantidade de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) que o Estado não consegue ampliar por falta de profissionais capacitados para atuar nas unidades e o crescimento da  Covid-19 nos municípios do Norte do Piauí.

 

“Do Médio Parnaíba, passando por Teresina, Campo Maior , Piripiri, Barras, Esperantina até Parnaíba está numa situação que nos preocupa por conta do crescimento muito grande”, disse ao anunciar a intensão de instalar mais 10 leitos de UTI no Hospital de Piripiri.

 

Segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), a taxa de ocupação de leitos de UTI chegou a 70%. Ao todo, 272 de leitos intensivos estão ocupados, enquanto, apenas 116 estão disponíveis. Os leitos com respiradores estão 64% ocupados e também preocupam os representantes estaduais.

 

Fonte: Portal O Dia