Neste sábado (03), o governador do Piauí se reunirá com representantes do Centro de Operações Emergenciais (COE) para discutir medidas a serem adotadas pelo estado a fim de contribuir com o combate ao novo coronavírus. A ideia é que sejam tratadas novas restrições que passarão a valer a partir da próxima segunda-feira (5). 

 

Na última decisão, Wellington Dias (PT) havia determinado que fosse coibida a circulação de pessoas nas ruas a partir de 21 horas. O jornalista Alisson Bacelar, coordenador de comunicação do governo do estado, afirmou que tudo aponta para que restrições relacionadas ao funcionamento de atividades econômicas e sociais se mantenham. 

 

A antecipação de feriados nacionais e dos aniversários de municípios piauienses foi aplicada nos últimos 15 dias no estado para reduzir a circulação de pessoas e assim intervir na proliferação da covid-19. No entanto, a decisão de antecipação do feriado municipal ficou a cargo dos respectivos gestores. Sendo assim, os prefeitos tinham o poder de decisão para aderir ou não as medidas restritivas. O prefeito Mão Santa (DEM) foi o único gestor municipal que se negou a acatar os protocolos sanitários – ele afirma explicitamente através de vídeos que circulam nas redes sociais ser contra o fechamento do comércio.