O governador Wilson Martins empossou, na manhã desta segunda-feira (4), 111 novos servidores da Secretaria Estadual da Saúde. São médicos, farmacêutico-bioquímicos e técnicos em enfermagem, que atuarão em Teresina, Parnaíba, Picos, Floriano, São Raimundo Nonato, Valença, Piripiri, Campo Maior, Bom Jesus e Oeiras.
“A realização de concurso público para a área de saúde é prioridade para o Governo, assim como a melhoria das condições de trabalho. Hoje, o médico da Sesapi ganha o sexto melhor salário do país entre as redes estaduais de saúde. Em relação aos outros profissionais da saúde, implantamos em 2011 o Plano de Cargos Carreiras e Salários, um grande avanço”, enumerou o governador.
Em nome dos servidores empossados, o médico plantonista do Hospital Regional Deolindo Couto, de Oeiras, Francisco de Assis, falou sobre a oportunidade desses profissionais de ingressar no serviço público. “Sabemos das dificuldades da saúde pública, especialmente na área de recursos humanos nos grandes hospitais regionais, mas estamos animados e orgulhosos”, disse.
Ao todo, foram nomeados 181 profissionais (135 médicos, 41 técnicos em enfermagem e cinco farmacêutico-bioquímicos) no dia 26 de abril. Segundo o secretário estadual de Saúde, Ernani Maia, dos 70 nomeados não empossados, parte pediu adiamento de nomeação. “Em relação aos demais, vamos fazer um levantamento na Sesapi para convocar os aprovados seguintes”, explicou.
O secretário destacou os investimentos que o Governo do Estado vem fazendo em melhoria da infraestrutura física e de aparelhagem das unidades de saúde em todo e em recursos humanos.