O governador Zé Filho entregou a medalha de Ordem Estadual Mérito Renascença, distinção máxima do governo piauiense, aos empresários Elias Nogueira e Silva, Francisco José Monteiro e Francisco Prado Aguiar, em solenidade na Federação das Indústrias do Estado do Piauí (Fiepi), nessa sexta-feira (23). A cerimônia foi prestigiada por autoridades e empreendedores e celebrou os 60 anos da Fiepi, assim como integrou as festividades pelo Dia da Indústria, comemorado no próximo domingo (25).
Destaques no ramo industrial, os empresários foram condecorados por sua proeminência no empreendedorismo, com ênfase em ações sociais e de contribuição com o desenvolvimento do Piauí. Um deles, Francisco Prado Aguiar, ressaltou que o momento era de gratidão pelo prestígio do trabalho realizado de longa data. “Só tenho a agradecer, porque uma pessoa como eu, que veio da feira e hoje recebe essa homenagem e reconhecimento, só pode ter uma emoção muito grande”, disse.
Presidente licenciado da Fiepi, Zé Filho retornou à Casa, agora, como governador e, ao saudar os homenageados, ressaltou a importância de reconhecer e agradecer aos piauienses que empreendem ações notáveis. “São pessoas como essas que merecem um reconhecimento grande, pois elas fazem o Estado crescer. E nós, Governo do Piauí, estamos comprometidos com o crescimento do nosso estado, estamos comprometidos, portanto, com a indústria piauiense”, destacou.
Em seu discurso, o atual presidente da Federação, Felix Fernando Raposo, disse ter orgulho em partilhar as comemorações da instituição com o governador, que tem parte na história da Fiepi. “Zé Filho pode ser considerado ícone na construção da história da indústria no Piauí, considerando os anos que ele geriu a Casa e lutou por ela”, afirmou.
Dentro das celebrações, a Federação da Indústria do Estado do Piauí homenageou mais 10 pessoas com a medalha Mérito Simplício Dias, condecoração da Casa, e realizou uma exposição de fotografias, retratando parte da história da instituição.
Mérito Renascença
A Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí foi criada pelo governador Alberto Silva, em 1975. É uma láurea destinada a agraciar personalidades e entidades nacionais, bem como estrangeiras que são dignas de gratidão, admiração e reconhecimento do povo e do governo por serviços relevantes prestados ao Estado.
Conheça os homenageados
Elias Nogueira e Silva é diretor administrativo da Bike Nordeste. Iniciou sua carreira profissional como vendedor e auxiliar de compras do Grupo Claudino, no qual fez carreira. Foi chefe, durante seis anos, do escritório da Houston do Nordeste.
Francisco José Monteiro é gerente Industrial da Socimol Indústria de Colchões e Móveis LTDA. Tem como primeira experiência profissional o Armazém Paraíba, onde trabalhou como vendedor. Possui qualificações internacionais na área de vendas e custos industriais.
Já Francisco Prado Aguiar começou a trabalhar aos 10 anos de idade, no comércio, na cidade de Parnaíba. Trabalhou em lojas de departamento e depósito de material de construção. Foi vendedor ambulante, feirante e assessor do departamento de limpeza pública do município antes de se tornar empresário.
Fonte: CCom