O governador Zé Filho entregou a medalha de Ordem Estadual Mérito Renascença, distinção máxima do governo piauiense, aos empresários Elias Nogueira e Silva, Francisco José Monteiro e Francisco Prado Aguiar, em solenidade na Federação das Indústrias do Estado do Piauí (Fiepi), nessa sexta-feira (23). A cerimônia foi prestigiada por autoridades e empreendedores e celebrou os 60 anos da Fiepi, assim como integrou as festividades pelo Dia da Indústria, comemorado no próximo domingo (25).

Condecoração com a Ordem Estadual Mérito Renascença a empresário piauiense (Foto: Kalberto Rodrigues)
Condecoração com a Ordem Estadual Mérito Renascença a empresário piauiense (Foto: Kalberto Rodrigues)

Destaques no ramo industrial, os empresários foram condecorados por sua proeminência no empreendedorismo, com ênfase em ações sociais e de contribuição com o desenvolvimento do Piauí. Um deles, Francisco Prado Aguiar, ressaltou que o momento era de gratidão pelo prestígio do trabalho realizado de longa data. “Só tenho a agradecer, porque uma pessoa como eu, que veio da feira e hoje recebe essa homenagem e reconhecimento, só pode ter uma emoção muito grande”, disse.

Presidente licenciado da Fiepi, Zé Filho retornou à Casa, agora, como governador e, ao saudar os homenageados, ressaltou a importância de reconhecer e agradecer aos piauienses que empreendem ações notáveis. “São pessoas como essas que merecem um reconhecimento grande, pois elas fazem o Estado crescer. E nós, Governo do Piauí, estamos comprometidos com o crescimento do nosso estado, estamos comprometidos, portanto, com a indústria piauiense”, destacou.

Em seu discurso, o atual presidente da Federação, Felix Fernando Raposo, disse ter orgulho em partilhar as comemorações da instituição com o governador, que tem parte na história da Fiepi. “Zé Filho pode ser considerado ícone na construção da história da indústria no Piauí, considerando os anos que ele geriu a Casa e lutou por ela”, afirmou.

Dentro das celebrações, a Federação da Indústria do Estado do Piauí homenageou mais 10 pessoas com a medalha Mérito Simplício Dias, condecoração da Casa, e realizou uma exposição de fotografias, retratando parte da história da instituição.

Solenidade de Comemoração dos 60 anos da FIEPI (Foto: Kalberto Rodrigues)
Solenidade de Comemoração dos 60 anos da FIEPI (Foto: Kalberto Rodrigues)

Mérito Renascença

A Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí foi criada pelo governador Alberto Silva, em 1975. É uma láurea destinada a agraciar personalidades e entidades nacionais, bem como estrangeiras que são dignas de gratidão, admiração e reconhecimento do povo e do governo por serviços relevantes prestados ao Estado.

Conheça os homenageados

Elias Nogueira e Silva é diretor administrativo da Bike Nordeste. Iniciou sua carreira profissional como vendedor e auxiliar de compras do Grupo Claudino, no qual fez carreira. Foi chefe, durante seis anos, do escritório da Houston do Nordeste.

Francisco José Monteiro é gerente Industrial da Socimol Indústria de Colchões e Móveis LTDA. Tem como primeira experiência profissional o Armazém Paraíba, onde trabalhou como vendedor. Possui qualificações internacionais na área de vendas e custos industriais.

Já Francisco Prado Aguiar começou a trabalhar aos 10 anos de idade, no comércio, na cidade de Parnaíba. Trabalhou em lojas de departamento e depósito de material de construção. Foi vendedor ambulante, feirante e assessor do departamento de limpeza pública do município antes de se tornar empresário.

Solenidade de Comemoração dos 60 anos da FIEPI (Foto: Kalberto Rodrigues)
Solenidade de Comemoração dos 60 anos da FIEPI (Foto: Kalberto Rodrigues)

Fonte: CCom