O governador Rafael Fonteles assinou as ordens de serviço para obras de asfalto e construção de um polo de artesanato com recursos do Programa de Orçamento Participativo Digital do Piauí (OPA) 2023. Com 88 propostas selecionadas, sendo 84 já concluídas ou em execução, o programa segue como case de sucesso da participação popular no direcionamento de recursos estaduais. As obras serão executadas pela Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi) e Secretaria da Cultura (Secult), em Teresina e Parnaíba.

Em Parnaíba, foram assinadas ordens de serviço para mais de 15 mil m² de asfaltamento executadas por meio da Seinfra. Serão R$ 443.927,45 investidos no asfalto do Conjunto Pôr do Sol, na zona leste, aprovado com 296 votos válidos e inscrito pela Associação de Moradores do Conjunto Pôr do Sol; e R$ 424.671,79, de asfalto na Ilha Grande de Santa Isabel, aprovado com 389 votos válidos conseguidos pela Associação de Artesãos em Trançados da Ilha Grande de Santa Isabel.

Sobre o OPA

O Orçamento Participativo Digital (OPA) é um instrumento que oportuniza à população participar diretamente do orçamento anual do Governo do Estado do Piauí. Por meio do programa, os cidadãos podem indicar obras e ações para que recursos públicos sejam investidos nos municípios.

Durante o processo, qualquer cidadão com mais de 16 anos e CPF pode participar da etapa de votação popular. A plataforma digital do programa permite o acesso aos cidadãos dos municípios contemplados.