O Governo do Piauí sedia nesta quarta-feira (3), às 10h, no Salão Azul do Palácio de Karnak, uma reunião técnica com os governadores do Maranhão, Flávio Dino, e do Tocantins, Marcelo Miranda, para tratar de ações conjuntas sobre a Agência de Desenvolvimento do Matopiba, fronteira agrícola que compreende os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.
O Secretário de Desenvolvimento de Rural, Francisco Limma, participará do encontro e reforça que a criação da Agência tem como objetivos atuar de forma articulada nas áreas da infraestrutura, desenvolvimento econômico e ambiental. Devem ser beneficiados pequenos, médios e grandes agricultores, por meio da criação de condições para o desenvolvimento integrado e sustentável nestas Unidades da Federação.
Limma antecipa que a finalização da rodovia Transcerrados poderá entrar neste projeto. “O governador Wellington Dias teve uma participação fundamental na definição desta estratégia e ele é um grande defensor da conclusão da Transcerrados e de outras estruturas indispensáveis para o desenvolvimento desta região”, afirma o gestor. A finalização desta rodovia facilitará o escoamento de grãos dos cerrados piauienses.
Aproveitando a visita ao Piauí, o governador do Tocantins, Marcelo Miranda, visitará o Centro Integrado de Reabilitação do estado (Ceir), para conhecer o modelo de Parceria Público-Privada responsável por oferecer tratamento multidisciplinar fisioterápico para deficientes físicos, auditivos, intelectual e doenças do Transtorno de Espectro Autista (TEA).
O plano de Desenvolvimento Agropecuário do Matopiba foi lançado no Piauí no último dia 14 de maio, com a presença da ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu. Na ocasião, a ministra afirmou que “agricultura não é gasto, é investimento” e que “há recursos garantidos para fazer o agronegócio se desenvolver”.
Fonte: CCom