4e9f83ca4d_mediaO secretário de Segurança do Piauí, capitão Fábio Abreu, informou que o governador Wellington Dias (PT) apresenta amanhã o cronograma de nomeação de convocação dos aprovados em concursos públicos na área da segurança. As informações foram divulgadas em entrevista a uma emissora de Tv da capital, nesta segunda-feira (12). Segundo Fábio Abreu, a divulgação vai ocorrer em solenidade de formação de novos policiais militares marcada para esta quarta-feira (14) no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças – CFAP em Teresina. 

“Lá, com toda certeza o governador vai informar a nomeação de policiais, convocação de aprovados, classificados, e o próximo cronograma dessas nomeações sejam de delegados, escrivães e oficiais e corpo de bombeiros. Todo esse cronograma vai ser apresentado nessa solenidade a partir da aí os concursados e aqueles que estão prestes a serem nomeados saberão exatamente a data de suas nomeações”, diz Fábio Abreu. 

De acordo com o que ODIA já apurou os novos policiais devem ser integrados a policia militar só no ano que vem. A informação já foi anunciada pelo próprio governador Wellington Dias (PT), tendo em vista que o Estado tem seguido uma programação para não ultrapassar os limites impostos pela Lei de Responsabilidade no que diz respeito a gastos com pessoal. Atualmente, o Piauí está próximo aos índices impostos pela legislação. No mês passado, durante ida a Assembleia Legislativa, o governador do Estado chegou a informar que na hora de chamar os próximos aprovados vai priorizar as áreas emergenciais como segurança, educação e saúde. 

Durante a entrevista, o secretario comemorou o projeto de criação do Fundo de Segurança do Piauí, que vai destinar recursos do ICMS de alguns produtos para uma conta gerida pela Secretaria de Segurança. “Com isso além desses recursos, vamos poder fazer convênios com outros órgãos. Na Assembleia, também ficou decidido que 20% deste fundo vai ser utilizado no sistema prisional do Piauí. É uma medida positiva que vai ajudar nos investimentos na área da segurança”, diz o secretário.

Fonte: Jornal O Dia