Inauguração da Universidade Aberta de Inhuma (Foto: Paulo Barros)

Em busca de uma educação de qualidade e que seja acessível para um número cada vez maior de pessoas, o Governo do Estado vem investindo na melhoria da estrutura das escolas, assim como na disponibilização de recursos para incremento da remuneração dos professores. Dentre os benefícios implantados no Piauí estão os Núcleos da Universidade Aberta (UAB), os quais proporcionam aos moradores do interior do Estado uma chance de ter acesso à educação superior.

Somente este ano, o governador Wilson Martins inaugurou 11 núcleos da Universidade Aberta, localizados nos municípios de Alto Longá, Assunção do Piauí, Belém do Piauí, Bertolínia, Cristino Castro, Currais, Francisco Macedo, Porto Alegre, São Félix do Piauí, São Miguel do Tapuio e Ribeiro Gonçalves. “O Estado não tem contado esforços para levar ensino superior ao interior, sendo essa uma forma de interiorizar a educação”, ressalta o governador.

Nos 30 polos de apoio presencial da UAB em funcionamento o governo disponibilizou 10.562 vagas. A Secretaria de Educação e Cultura (Seduc), responsável pela infraestrutura dos polos do programa UAB, está executando projetos de construção, ampliação e adaptação de prédios para implantar os Polos de Apoio Presencial nos municípios de: Altos, Anísio de Abreu, Barras, Cocal, Itainópolis, Itaueira, Luís Correia, Paes Landim, Palmeirais, Paulistana, Regeneração, Santa Cruz do Piauí, São Raimundo Nonato e Teresina. Destes, estão com obras concluídas os polos dos municípios de Anísio de Abreu, Paes Landim, Barras, Regeneração e Teresina.

Investimentos
O Estado investe cerca de R$ 550 mil na construção da sede de cada polo da UAB e aproximadamente R$ 225 mil, para adquirir mobiliários e equipamentos. Os polos de ensino contam com biblioteca, salas de aula presenciais, laboratório de informática, salas de coordenação e tutoria, tudo de acordo com o que estabelece o Programa de Educação a Distância do Ministério de Educação e Cultura (MEC).

De acordo com Eliana Sampaio, superintendente de Ensino Superior da Seduc, os cursos do programa UAB no Piauí, são ofertados pelas Instituições de Ensino Superior UFPI e Uespi. “Estes cursos estão promovendo a inclusão no mercado de trabalho, o que vem contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico dessas regiões”, afirma a superintendente.

Fonte: Ascom Governo do Estado