O Governo do Estado do Piauí está ampliando os canais de escuta e participação popular. Com a publicação do Decreto nº 23.912, de 23 de junho de 2025, a Rede de Ouvidorias do Poder Executivo Estadual passa a contar com 32 ouvidorias setoriais. Agora, fazem parte também a Companhia de Terminais, Portos e Hidrovias do Piauí (Porto Piauí) e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PI).A medida atualiza o Decreto nº 22.698, de janeiro de 2024, que organiza o Sistema de Ouvidoria e regulamenta legislações estadual e federal que garantem os direitos dos usuários de serviços públicos e incentivam a participação cidadã. Coordenada pela Ouvidoria-Geral do Estado (OGE/PI), a iniciativa reforça a proposta de aproximar o cidadão dos órgãos públicos e descentralizar o atendimento às demandas da população.

Para o ouvidor-geral do Estado, Raimundo Dutra, a ampliação representa mais do que crescimento institucional: “Ampliar a Rede de Ouvidorias é ampliar canais de escuta e diálogo. Com Porto Piauí e DER-PI, damos mais um passo para garantir que cada vez mais órgãos estejam preparados para ouvir o cidadão, acolher suas demandas e promover melhorias na prestação dos serviços públicos.”

A Rede de Ouvidorias atua como ponte entre a sociedade e o governo, recebendo manifestações como sugestões, reclamações, elogios e denúncias. A inclusão dos novos órgãos reforça o compromisso do Estado com uma gestão pública mais acessível, eficiente e transparente.