Em virtude de uma série de rebeliões em Teresina, Parnaíba e Esperantina, o governador Wellington Dias assinou decreto de emergência no setor penitenciário.
Wellington declarou que se reuniu nesta quinta-feira, no Palácio de Karnak, com o secretário estadual de Justiça, Daniel Oliveira, e com a vice-governadora Margarete Coelho (PP), que já tinha conversado com a Procuradoria Geral do Estado e foi caracterizado que trata-se de uma situação emergencial no setor de presídios. Por isso, assinou o decreto para viabilizar, com urgência, a recuperação da Casa da Custódia e Penitenciária de Parnaíba, que foram depredadas pelos detentos durante as rebeliões para garantir as condições de recuperação.
Wellington Dias disse estranhar a greve dos agentes penitenciários, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros porque o Governo do Estado cumpriu todos os acordos entre os sindicatos para que em 2016 encontrará novas alternativas para novas conquistas.
“O que as categorias estão apresentado são propostas que já vêm de muitos anos”. Ele declarou que está procedendo muitos movimentos de greve de pautas que já haviam sido acordadas. “A minha parte é normalizar a situação e agora quero sentar com as categorias e fazer um cronograma para em 2016 cumprir a pauta apresentada”, disse.
O governador Wellington Dias recebeu o cargo da vice-governadora Margarete Coelho na manhã desta quinta-feira.
Fonte: Meio Norte