O governador do Piauí, Wellington dias, realizou nesta sexta-feira, 10 de agosto, mais uma maratona de visita a cidades do norte do estado, onde acompanhou obras, autorizou reformas e fez entrega de equipamentos escolares a estudantes da rede estadual de ensino. A agenda começou pela cidade de Buriti dos Lopes, onde chegou acompanhado do secretário de fazenda Rafael Fonteles, coordenador do programa Pró-Piauí, e contou com a presença do secretário de Saúde, Florentino Neto, de Educação Ellen Gera, do Coordenador Regional do Pró-Piauí, Rúbem Vieira, e dos deputados estaduais Dr. Hélio, Georgiano Neto e Paulo Martins.

 

 

Rafael Fonteles, secretário de Estado da Fazenda (Sefaz) e coordenador-geral do PRO Piauí, falou sobre os investimentos realizados no município. “Viemos a Buriti dos Lopes trazer boas notícias, com investimentos na área de infraestrutura e na educação, que é um passaporte para desenvolvimento de longo prazo, inclusive um remédio para a saída dessa crise econômica. O PRO Piauí está fazendo a maior quantidade de obras simultaneamente nas 224 cidades do estado e em Buriti dos Lopes não poderia ser diferente, com investimentos de mais de R$ 5 milhões na área de mobilidade urbana, infraestrutura das escolas da zona urbana e da zona rural, além dos demais programas na área social, como o cartão PRO Social, na saúde, no qual vários investimentos foram antecipados em função da pandemia, na área da segurança pública, com o maior concurso da história da Polícia Militar, além da recuperação de todas as viaturas, um programa completo de investimentos, tanto na área social como na área econômica”, elencou Fonteles.

 

A Agenda do governador incluiu ainda o plantio de mudas do projeto recordar, que consiste em plantar uma arvore nas cidades em memórias às vítimas fatais da covid-19, que chegaram ao número de 6.965, apesar no menor índice no último mês de agosto.

 

Após o ato simbólico do plantio a comitiva visitou as obras de reforma e ampliação do Centro de Ensino de Tempo Integral (Ceti) Deputada Francisca Trindade. A escola está sendo totalmente reformada e ampliada, um investimento em torno de R$ 1,6 milhão do PRO Piauí Educação.

 

Foram entregues ainda tablets aos estudantes da unidade escolar que estão concluindo o Ensino Médio, inscritos no Enem e com dificuldade de conexão. Ao todo, serão 308 aparelhos destinados aos alunos do município, a fim de garantir o acesso ao material de estudo e às aulas do Pré-Enem Seduc. Para a escola, foi entregue ainda instrumentos para banda de música, que proporciona aprendizado musical, disciplina e lazer aos estudantes.

 

“Para o Piauí, a educação é mesmo o alicerce de desenvolvimento, ou seja, tudo que justificou, ao longo do tempo, pobreza no estado o problema estava no descaso com a educação. Por isso, estamos trabalhando no melhoramento da estrutura física e investindo em equipamentos. O objetivo é oferecer tudo aquilo que uma boa escola precisa para que possamos dar conta da missão da alfabetização e qualificação”, afirmou o chefe do Executivo estadual.

 

Além de Buriti dos Lopes Wellington cumpriu agenda também nas cidades de Murici dos Portelas, Caxingó e Caraúbas, onde também autorizou investimentos nas áreas de educação e mobilidade urbana.