Governo do Piauí terá política de atração de empresas para parques empresariais
O Piauí terá ainda mais investimentos para atração de indústrias, é o InvestPiauí, ação que faz parte do maior programa de investimentos do estado, o PRO Piauí. O projeto foi apresentado ao governador Wellington Dias, nesta quarta-feira (6), pelo secretário de Estado da Fazenda e coordenador do PRO Piauí, Rafael Fonteles, e pelo secretário municipal interino de Planejamento, Orçamento e Gestão de Timon, Victor Hugo Almeida.
O InvestPiauí é uma política de atração de empresas para os polos empresariais, priorizando setores considerados estratégicos para o estado, como comércio atacadista, energias renováveis, logística, mineração, tecnologia (educação e saúde), serviços, agro, turismo, farmacêutico e construção civil.
De acordo com o secretário de Fazenda Rafael Fonteles, a ideia é desenvolver parques empresarias em diversos municípios do Piauí, a exemplo de experiências bem sucedidas, como o Parque Empresarial de Timon, que é um polo empresarial público, com R$ 30 milhões em investimentos e R$ 200 milhões em faturamento.
“Dentro da política do PRO Piauí, o governador quer desenvolver parques empresariais em diversos municípios do estado, integrando serviços, comércio atacadista, indústria, agroindústria, então, conhecendo a experiência do Parque Empresarial de Timon, uma experiência bem sucedida, para nos ajudar na criação desse projeto importante, que vai levar parques empresariais para as diversas regiões do estado do Piauí, aumentando o desenvolvimento econômico, que é uma das políticas do PRO Piauí; a atração de investimentos, bem como a geração de emprego e renda. Então, é mais uma iniciativa do PRO Piauí que está começando a ser elaborada e será desenvolvida nos próximos meses”, destacou o gestor.
O coordenador do PRO Piauí acrescenta ainda que estudos serão realizados para implementação dos parques nos municípios polos. “Ainda estamos fazendo os estudos, mas a ideia é que os municípios polos sejam beneficiados no decorrer do tempo. O fato é que, com parceria com os municípios, iremos devolver esses parques empresariais, que envolvem não só a parte industrial, mas também comércio, serviço e a parte de agroindústria também”, completou Rafael Fonteles.
“O InvestPiauí é parte desse programa maior, coordenado pelo secretário da Fazenda Rafael Fonteles, que é o PRO Piauí, com o objetivo de termos o acompanhamento de investimentos. Agora estamos dando um passo a mais com um olhar especial para os investimentos na área internacional, integrado com investidores no Brasil ou mesmo no âmbito local, focado em algumas regiões, no qual o Piauí tem um potencial maior. Assim, é possível que, de forma organizada, com o município, como é uma é uma atração incentivada por meio de uma política fiscal adequada, uma infraestrutura adequada, ter a implantação de empresas que distribua não só para o Piauí, como também para os nossos vizinhos Ceará, Pernambuco, Bahia e Maranhão”, ressaltou o governador Wellington Dias.
Fonte: CCom