Durante a audiência pública realizada na Câmara Municipal de Parnaíba na tarde de sexta-feira (24), o secretário-executivo do Procon Municipal de Parnaíba, Miguel Bezarra, entregou à CPI da Telefonia, um relatório sobre a atuação do órgão, desde junho de 2011, quando ele foi instalado. Segundo o documento, dos 3.288 atendimentos no Procon, 824 reclamações foram relacionadas à telefonia.

Das dez empresas com as maiores reclamações, a OI – Telemar Norte é disparada a recordista de reclamações, com 428 reclamações, das quais 80% são de serviço móvel. Em segundo vem a Claro, com 283 reclamações e em sétimo a TIM, com 82 reclamações. A Vivo registrou 31 reclamações.

Miguel Bezerra revelou que as reclamações são as mais diversas, desde a cobrança indevida e abusiva ao dano material, passando por desbloqueio de aparelhos, publicidade abusiva, recusa em prestação de serviço, cancelamento de serviço e serviços não fornecidos.

O secretário advertiu que o Procon não julga, mas aplica multa. “O Procon tem feito a sua parte. São mais de R$ 200 mil em multas já aplicadas. A Procuradoria da Fazenda será instigada a executar essas empresas… Quero parabenizar a CPI por essa iniciativa, que vai ao encontro do que reclama o consumidor”.

Fonte: Alepi