Pintura rupestre - Serra da Capivara (Foto: Paulo Barros)
Pintura rupestre – Serra da Capivara (Foto: Paulo Barros)

O Instituto Arqueológico Alemão firmou parceria com o Governo do Estado do Piauí durante viagem da vice-governadora, Margarete Coelho, para dar visibilidade ao Parque Nacional da Serra da Capivara. A parceria tem como finalidade destacar esta região piauiense na série de televisão Terra X, cujas gravações iniciam no próximo mês de junho. 

Detalhes sobre a vinda ao Piauí da equipe de TV alemã ZDF, uma das maiores emissoras da Europa e responsável pela série, foram algumas das pautas das reuniões na cidade de Bonn.

Segundo a vice-governadora, as reuniões com o diretor científico do Instituto Arqueológico, Jörge Linstädter, foram bastante produtivas. “A ZDF é uma empresa de televisão muito prestigiada que vem fazer um programa de 45 minutos sobre a arqueologia piauiense, com enfoque nas nossas inscrições rupestres. Foram definidas as estratégias que serão utilizadas aqui para a realização desse programa que contará com direção de Peter Prestel, produtor cinematográfico com mais de 200 contribuições em filmes com foco temático nas áreas de ciência, cultura, história e arqueologia”, informou Coelho.

O apoio do Governo será no sentido de infraestrutura e logística para a equipe.

De acordo com Margarete Coelho, alternativas externas como essa ajudam os turistas a se interessarem em conhecer essa região que possui a maior concentração de sítios arqueológicos das Américas. “Esse programa vai ao ar na maior rede de TV da Europa. Com isso, nós podemos atrair turistas para o parque e, consequentemente, melhorar a arrecadação e atrair investidores para a região”, destacou a vice-governadora.

O diretor científico do instituto alemão, Jörge Linstädter, destacou que o apoio do Governo para a concretização do material a ser produzido é fundamental. “Será imprescindível, o conselho e o apoio dos colegas brasileiros para realizar este projeto. A Serra da Capivara abriga um dos sítios arqueológicos mais antigos do Continente Americano. As pesquisas recentes realizadas por arqueólogos brasileiros e estrangeiros destacam a importância científica que tem a região para entender o processo de povoamento e a história inicial da América. As reuniões de trabalho foram importantes para o desenvolvimento desse projeto”, pontuou.

Margarete ressalta ainda que o estado tem buscado fazer sua parte para o desenvolvimento da região. “Vamos inaugurar, no próximo dia 5 de maio, o asfaltamento do trecho que dá acesso ao Museu do Homem Americano, na microrregião de São Raimundo Nonato. Essa obra foi uma ordem de serviço assinada quando estive pela primeira vez como governadora em exercício e que trará melhorias e desenvolvimento para a região. Nós estamos renovando um convênio do estado com a Fumdham de mais de 700 mil reais que serão repassados em parcelas para contribuir com a manutenção do Parque. Além disso, o governador também autorizou e nós estamos produzindo uma obra comemorativa aos 40 anos do Parque e os 85 anos da arqueóloga Niéde Guidon”, finalizou.

Fonte: CCom