03

Verificação das perdas é necessária para viabilizar pagamento do benefício. Quase 200 prefeituras do Piauí demonstraram interesse no programa.

As prefeituras dos municípios piauienses que demonstraram interesse em receber os recursos do Garantia Safra têm até a meia-noite desta sexta-feira (29) para solicitar a verificação das perdas na colheita 2015/2016. A vistoria é necessária para que os agricultores que tiveram perdas de até 50% na plantação possam receber o benefício do governo federal.

No início do ano, 196 prefeituras aderiram ao programa e mais da metade já realizou a solicitação da vistoria. A partir do pedido feito pelos gestores municipais, técnicos irão até as cidades fazer visitas nas plantações e verificar se realmente houve as perdas. A solicitação é feita através de um sistema informatizado do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

De acordo com o coordenador do Garantia Safra no Piauí, Matias Ribeiro, após a vistoria os dados são comparados com outros indicadores de perda. Se constatados os prejuízos, os pagamentos dos benefícios devem começar a partir do mês de setembro, quando é concluído todo o processo de verificação das perdas.

“Hoje encerra somente o prazo para a solicitação das vistorias, mas os laudos começam a ser realizados só em maio. Como os resultados dos outros indicadores, como os do IBGE, por exemplo, só saem lá para agosto, então os pagamentos só começam em setembro”, explicou o coordenador.

O benefício do Garantia Safra será pago em cinco parcelas de R$ 170. Para que os pagamentos possam ser realizados é exigida uma contrapartida dos próprios agricultores, das prefeituras e do governo estado. Se algum dos envolvidos não entrar com a contrapartida, os pagamentos aos trabalhadores rurais podem ficar comprometidos.

 Fonte: G1/Piauí