A Agespisa iniciou na semana passada mais uma etapa das obras da adutora do litoral. A continuidade dos serviços ocorre após liberação de modificações no projeto, junto à Caixa. O investimento vai beneficiar toda a região litorânea do Piauí.
As obras da adutora do litoral são de responsabilidade da Agespisa e do Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi). Nesta etapa, a Agespisa vai concluir a implantação de 5.341 metros de uma adutora de água tratada, com tubulação em ferro fundido de 900 mm. Faltam apenas 70 metros para a conclusão. A adutora vai levar água da Estação de Tratamento IV para o centro de reservação Pindorama. Serão mil litros por segundo, viabilizando a distribuição para localidades de Parnaíba, Luís Correia, Cajueiro da Praia e Ilha Grande.
A obra inclui ainda a implantação de uma adutora de PVC e três estações elevatórias, sendo que uma delas vai atender o bairro Lagoa da Prata e adjacências, em Parnaíba. O investimento nesta etapa da obra é de R$ 4 milhões, com recursos do governo federal e governo do Estado.
A Agespisa já havia concluído a implantação do sistema de captação e de uma adutora de água bruta de 2.612 metros, em ferro fundido, com capacidade para levar mil litros de água por segundo do sistema de captação para a Estação de Tratamento IV. O valor investido foi de cerca de R$ 11 milhões.
“A conclusão destes serviços vai viabilizar a execução da segunda etapa da obra da adutora do litoral, de responsabilidade do Idepi”, ressalta o diretor de Engenharia da Agespisa, Carlos Augusto Costa.
Fonte: CCOM