Conforme determina a lei complementar nº 141, de 13 de janeiro de 2012, onde cada Estado deve investir pelo menos 12% das receitas em ações de Saúde, o governador Wilson Martins, irá destinar ao setor 15,02% de investimentos, o que representa mais de 25% acima da exigência constitucional, em números esses investimentos ultrapassam mais de R$ 500 milhões de reais para saúde do Piauí.
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) desde 2011, o governo do Estado vem investindo em áreas físicas como: adequação, construção e reformas de hospitais, além de compras de novos equipamentos, que melhoraram todo funcionamento da Rede Estadual de Saúde. Uma atenção especial foi dada pelo governo com qualificação de pessoal da área de Saúde, incluindo concursos e convocação de novos servidores.
Devido ao bom desempenho no ano que passou, o secretário estadual, Ernani Maia, comenta sobre as perspectivas e o novo orçamento para 2013. “Será o ano da consolidação das politicas adotadas pelo Governo na área da Saúde, com inicio de novos empreendimentos como os Hospitais de Picos e Floriano e o Hospital Materno-Infantil em Teresina. Será um ano de trabalho redobrado com orçamento maior e equipe motivada”, afirma.
Ernani Maia ainda destacou que os dez hospitais regionais do estado passaram a contar com o serviço de ortopedia, e ainda foram reformados os hospitais de Bom Jesus e Corrente, no sul do Estado.
Além disso, o hospital Getúlio Vargas ganhou um novo centro cirúrgico que permite a realização de até 40 cirurgias por dia. E foi implantada a Rede de Cuidados Continuados, cujo a fase de diagnósticos terminará em março de 2013.
Fonte: Governo do Estado do Piauí